Utilização de polifosfatos na indústria transformadora do pescado
A aplicação de polifosfatos no pescado foi aprovada na Comissão Europeia em 2013, Regulamento (EU) nº 1068/2013, tendo como objetivo a obtenção de produtos mais claros e cheiros e sabores menos intensos, devido ao aumento da capacidade de retenção de água das proteínas e minimização das reações de oxidação de proteínas e lípidos no peixe salgado.

 


Porque são os rebentos tantas vezes relacionados com toxi-infeções alimentares?
Os rebentos resultam da germinação de sementes e o seu consumo tem vindo a aumentar, sustentando uma alimentação mais saudável a nível nutricional. Em Portugal, o consumo de saladas e de frutos pré-cortados e embalados, chamados de 4ª gama e onde os rebentos estão incluídos, começou a ter grande aceitação a partir dos anos 90.

 


As bactérias e a ceia de Natal
As bactérias não perdem uma boa ceia de Natal e, numa época em que se cozinha tanto e para tanta gente, esquecemos-nos delas. O Observador revela-lhe os truques para expulsá-las da mesa.

As bactérias estão por toda a parte e, como não podia deixar de ser, não perdem uma boa ceia de Natal. Para saber como evitar que os microrganismos nos estraguem as Festas, o Observador falou com Paula Teixeira, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia, no Porto.

 


Vídeo de ratos em vitrina encerra padaria
Uma padaria, em Madrid, Espanha, foi encerrada, após a divulgação de um vídeo nas redes socais, no qual é possível visualizar dois ratos na vitrina do estabelecimento.

A Polícia Municipal de Madrid encerrou, esta sexta-feira, uma padaria da cadeia internacional Granier, em Pueblo Nuevo, Madrid, depois de receber denúncias sobre a presença de ratos nos balcões e mostruários do estabelecimento.