Brócolos em conjunto com alimentos picantes aumentam poder anticancerígeno
Consumir brócolos em conjunto com alimentos picantes que contenham a enzima mirosinase aumenta significativamente o poder anticancerígeno de cada destes alimentos sugere um novo estudo da Universidade de Illinois, EUA, em pré-publicação on-line no “British Journal of Nutrition”.

Para obter este efeito, apimente os seus brócolos com rebentos de brócolos, mostarda, rábano ou wasabi. Quanto mais picante, melhor, isto significa que os alimentos estão a ser mais eficazes", explicou, em comunicado de imprensa, a líder da investigação, Elizabeth Jeffery.

Além de garantir mais sabor, “apimentar” os brócolos garante uma melhor absorção dos compostos do vegetal, que ocorre na parte superior do sistema digestivo, aumentando os benefícios à saúde.

No estudo, quando os investigadores realizaram análises sanguíneas aos voluntários que tinham ingerido rebentos de brócolos frescos picantes, os resultados revelaram que é possível encontrar compostos bioactivos apenas 30 minutos após a refeição. Esses compostos atingiram o seu pico de concentração cerca de três horas após a refeição.

Estudos já apontaram que a preparação dos brócolos, de modo a manter as suas propriedades, deve ser cozinhados levemente, de 2 a 3 minutos. "No entanto, este estudo mostra que, mesmo que os brócolos sejam cozidos durante mais tempo, pode aumentar os seus benefícios juntando-o com outro alimento que contenha mirosinase".

A mirosinase é a enzima necessária para a formação do sulforafano, componente do vegetal que tem efeito preventivo contra o cancro. Outros alimentos que podem aumentar os benefícios dos brócolos, se forem colocados juntos, incluem o rabanete, repolho, rúcula, agrião e couve-de-bruxelas.

Os cientistas dizem que apenas três a cinco porções de brócolos por semana fornecem um benefício de protecção contra o cancro.

Fonte portal de oncologia 04-10-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.