Regra dos 5 segundos?
Já alguma vez comeu comida que tenha caído no chão? Segundo a “regra dos 5 segundos“, isso já terá acontecido sim. Esta regra funciona da seguinte maneira: se um alimento cair no chão e for apanhado imediatamente antes de 5 segundos, ele estará livre de bactérias e poderá ainda ser ingerido.

Pesquisadores do Reino Unido, da Manchester Metropolitan University, realizaram um novo estudo sobre esta regra dos cinco segundos e descobriram que as bactérias podem ter preferência por alguns tipos de alimentos para se instalar.

O estudo analisou 5 alimentos diferentes (massa cozida, presunto, biscoitos, pão com geleia e frutas secas) que tinham caído no chão. Estes produtos foram escolhidos porque eram alimentos comuns e continham diferentes níveis de água que propiciam o crescimento bacteriano.

O estudo constatou que os alimentos com maiores teores de sal ou açúcar eram menos propensos a contrair bactérias nocivas.

Ambos, o presunto, um produto salgado, e pão com geleia, saíram bem no teste. Quando recuperados do chão antes de 3 segundos, estes alimentos mostraram poucos sinais de crescimento bacteriano.

Já as frutas secas e a massa cozida, mostraram sinais de contaminação por uma bactéria chamada de Klebsiella quando apanhadas depois de 3 segundos. Estas bactérias podem conduzir a uma ampla gama de doenças, tais como, pneumonia e infeções do trato urinário.

As frutas secas apanharam bactérias perigosas em 5 segundos e a massa apenas em 3 segundos.

Fonte huffington post

Devo seguir a regra dos 5 segundos?

Os germes estão por toda parte, e por alguma razão chegam ao nosso lanche favorito, e mesmo assim muitos de nós decidem ignorar esse fato. Outros passaram a chamar-lhe a regra dos 5 segundos.

"Não existe uma verdadeira regra dos 5 segundos, se você tiver um sanduíche e ele cair em cima de coco de cachorro, vai ficar contaminado. Não existe regra dos 5 segundos", disse o Dr. Charles Gerba, professor de microbiologia da U de A.

Mas você pode tornar-se 'germofóbico' se souber que o alimento se contamina assim que cai no chão.

"93 % de todos os sapatos têm bactérias fecais na sola. Então você apanha germes o tempo todo, você apanha germes da no piso da casa de banho pública e os leva direto para a sua sua casa", disse Gerba.

Dr. Gerba diz que esta é a forma que as infeções mais comuns se disseminam. A regra dos 5 segundos é especialmente perigosa para os idosos e crianças pequenas.

"Você vai ficar doente por causa disso? Bem, provavelmente não. Na maioria das vezes não, mas você está sempre jogando com germes e toda a ideia é manter as probabilidades em seu favor, não do germes" disse Gerba.

Dr. Gerba diz ainda que não deve apenas se preocupar-se com o chão sujo. Segundo ele o lavatório da cozinha tem mais bactérias fecais do que uma sanita depois que é dada a descarga.

Fonte kvoa 06-06-2013

{hwdvs-player}id=1176|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.