Qual a diferença entre um refrigerante com sumo e um néctar?




refrigerante ou nectar
De acordo com a legislação europeia vigente, um néctar de um dado fruto é o produto da adição de água e açucares a sumo desse fruto. A adição de açúcar é permitida até 20% do peso total do produto acabado. A adição de água é condicionada pela obrigatoriedade de o produto acabado conter um valor mínimo de sumo, dependente do fruto em questão.

Exemplos: Um néctar de pêra, maçã, ou pêssego terá um mínimo de 50%, em volume, de cada um destes sumos. Um néctar de maracujá, manga ou goiaba, terá no mínimo 25% do respectivo sumo.

Segundo a legislação portuguesa, define-se refrigerante como o líquido constituído por água contendo em solução, emulsão ou suspensão sumo de frutos ou extractos vegetais e, eventualmente, aromatizado e/ou gaseificado com dióxido de carbono (gás carbónico). É, também, geralmente adoçado com açúcares e acidulado com um ácido (o ácido cítrico é muitas vezes empregue mas, nas colas, é usado o ácido fosfórico).

Na legislação portuguesa, os refrigerantes de sumo têm que respeitar valores mínimos de sumo: 8% na laranja, 6% no ananás e16 % para a uva, maçã e pêra.

Outros aditivos empregues, além do dióxido de carbono e do acidulante, são, correntemente, um antioxidante (p.e. ácido ascórbico) e um corante. Tipicamente, quando o refrigerante é vendido em garrafa de plástico (PET, p.e.) contém, ainda, uma substância conservante (benzoato e/ou sorbato) que o protegerá de alterações biológicas motivadas por sucessivas aberturas e fechos da embalagem.

Todos os aditivos, e respectivas doses, presentes numa bebida refrigerante devem constar das listas de aditivos permitidos pela Comissão Europeia (CE). Deve dizer-se, ainda, que, periodicamente, a Comissão Científica (SCF) que assessora a CE reavalia essas autorizações de uso, alterando-as ou fazendo-as cessar, caso o progresso científico verificado e novas evidências toxicológicas, entretanto chegadas ao seu conhecimento, mostrem que tal se impõe.

Comentar


Código de segurança
Atualizar