Glutamato monossódico MSG
Talvez já não se lembre ou nunca tenha chegado a saber mas, foi há mais ou menos 30 anos que o primeiro produto de Glutamato Monossódico chamado "Accent" foi lançado no mercado norte-americano. Foi também muitas décadas antes, em 1908, que o glutamato foi inventado. O inventor foi Kikunae Ikeda, um japonês que identificou a substância natural que incrementava o sabor, provinda de uma alga marinha.

Tomando como base esta substância, eles foram capazes de criar um aditivo criado pelo homem, o glutamato monossódico, e ele e seu parceiro criaram a Ajinomoto, que é hoje o maior produtor deste produto (e também um produtor de remédios).

Quimicamente falando, o GMS é aproximadamente 78% de ácido glutâmico livre, 21% de sódio, e até 1% composto de contaminantes.

Glutamato monossódico MSG É uma ideia errada que o glutamato monossódico é um condimento ou um amaciador de carne. Na realidade, ele tem um sabor fraco, além do que, quando se ingere GMS, pensa-se que o alimento que se está comendo tem mais proteína e tem um melhor sabor. Ele faz isso enganando a língua, usando um pouco conhecido quinto estado de sabor: umami.

Umami é o gosto do glutamato, que é um saboroso gosto encontrado em muitas comidas japonesas, bacon e também no aditivo alimentar tóxico glutamato monossódico. É por causa do umami que os alimentos com GMS têm melhor sabor, mais forte e robusto. Para muitas pessoas o sabor é geralmente melhor com o GMS, do que sem Glutamato Monossódico.

O ingrediente não se tornou amplamente divulgado nos Estados Unidos até à Segunda Guerra Mundial, quando os militares americanos perceberam que a ração dos soldados japoneses era muito mais saborosa que as versões americanas por causa do Glutamato Monossódico (GMS).

Em 1959, a FDA (Food and Drug Administration, ou Agência Norte-Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos), classificou o glutamato monossódico como "ordinariamente conhecido como seguro (Generally Recognized as Safe ou GRAS)" e assim se manteve desde então. Ainda assim foi um sinal de alerta quando apenas 10 anos depois uma condição conhecida como a "Síndrome do restaurante chinês" apareceu na literatura médica, descrevendo os numerosos efeitos colaterais, desde falta de sensação, até palpitações cardíacas que a pessoas experienciavam depois de comer glutamato.

Hoje esta síndrome é mais apropriadamente chamada "complexo dos sintomas do GMS" (termo original do inglês: MSG Symptom Complex), que a FDA identifica como "reacções de curto-prazo" do glutamato. Mais destas "reacções" ainda devem estar por aparecer.

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.