Gordura Trans e Gordura Vegetal Hidrogenada. Qual a diferença?




Gordura Trans e Gordura Vegetal Hidrogenada. Qual a diferença?
Os ácidos graxos trans são formados durante a hidrogenação dos óleos vegetais. Suas fontes mais importantes na dieta são principalmente os óleos vegetais parcialmente hidrogenados utilizados pela indústria de alimentos.

O papel dos ácidos graxos trans no metabolismo humano ainda não está completamente estabelecido. Contudo, evidências experimentais e estudos epidemiológicos não excluem a possibilidade de um efeito negativo no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, induzidas pelo consumo elevado dessas substâncias através da dieta.

Estudos clínicos demonstraram que os ácidos graxos trans aumentam os teores de LDL e reduzindo a HDL; tais efeitos são potenciais fatores de risco para a saúde cardiovascular.

A gordura hidrogenada é obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais, formando uma gordura de consistência mais firme. Por suas características, ela melhora a palatabilidade e textura, e aumenta a vida de prateleira dos produtos, por isso é muito utilizada na indústria. A gordura hidrogenada também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras.

As gorduras trans estão presentes em muitos alimentos industrializados, como biscoitos, bolos, batatas fritas, molhos para salada e salgadinhos. Produtos como margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de microondas, bombons, e tudo mais que contenha gordura hidrogenada, são fontes de gordura trans.

Alimentos com gordura trans
Apesar de no Brasil haver uma resolução que obriga os fabricantes de alimentos industrializados a declarar a quantidade de gordura trans em seus produtos, as indústrias usam “técnicas” para vender produtos com gordura trans e colocar frases como : "0% de gordura trans".

Isso é possível porque se o produto em questão conter até 0,2g de gordura trans por porção, a Anvisa permite que a embalagem estampe a alegação "Não contém...", "Livre de...", "Zero..." ou "Isento de..."). Isso permite que o próprio fabricante escolha qual o tamanho de 1 porção de seu produto que fique abaixo de 0,2g. Um fabricante de biscoitos, por exemplo, pode imprimir em sua tabela nutricional que os valores de 1 porção equivalem a 1/2 biscoito, e assim induzir o consumidor a acreditar que esse produto não contém nenhuma gordura trans.

O que o consumidor pode fazer é ficar atento a lista de ingredientes do produto. Se este tiver na sua composição gordura vegetal hidrogenada certamente contém gordura trans.

admin » 10pm - Apr 22, 2010
O que são as "Gorduras Trans"
avaliação : 2.6 (226 Votos)
admin » 10pm - Apr 22, 2010
Ésta matéria do Jornal Hoje,mostra que o brasileiro ainda consome...
avaliação : 2.8 (224 Votos)
admin » 10pm - Apr 22, 2010
The premise: trans fat is banned by the FDA. In order to cope with...
avaliação : 2.7 (224 Votos)
admin » 9am - Apr 24, 2010
Trans fats are artificially produced fats that are very unhealthy....
avaliação : 2.4 (195 Votos)
admin » 9am - Apr 24, 2010
What are they and what do they do?
avaliação : 2.6 (241 Votos)