Glossário

Termo Definição
Acção Correctiva
Procedimentos a serem seguidos quando ocorre um desvio aos limites críticos.

 

Acidificante
Substância que aumenta a acidez dos géneros alimentícios e/ou lhes confere um sabor acre.

 

Acondicionamento
Protecção de um produto por meio de um invólucro inicial ou de um recipiente inicial em contacto directo com o produto em questão, bem como o próprio invólucro ou recipiente inicial.

 

Actividade da água (aw)
Medida da água disponível nos alimentos para os microrganismos, expressa como o quociente entre a pressão do vapor de água dos alimentos e a pressão do vapor de água pura.

 

Adequação dos alimentos
Garantia de que os alimentos são aceitáveis para consumo humano de acordo com a sua utilização prevista.

 

Aditivo alimentar
Qualquer substância não consumida normalmente como alimento, nem utilizada como ingrediente característico de alimentos, independentemente do seu valor nutritivo. A adição intencional de aditivos ao alimento, para fins tecnológicos (inclusivamente organolépticos), no fabrico, processamento, preparação, tratamento, embalagem, transporte e conservação de alimentos resulta, ou espera-se que resulte (directa ou indirectamente) em aditivos, ou seus subprodutos, sendo considerados como componentes, ou algo que interfira nas características desses alimentos. O termo não inclui os contaminantes ou as substâncias adicionadas ao alimento para manter ou melhorar as qualidades nutricionais.

 

AESA
Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos

 

Aflatoxicose
Enfermidade resultante da ingestão de aflatoxinas em alimentos contaminados.

 

Aflatoxinas
Grupo de toxinas, relacionadas estruturalmente, produzidas por certas cepas do fungo Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus.

 

Agentes antiespuma
Substâncias que impedem ou reduzem a formação de espumas.

 

Agentes de endurecimento
Substâncias que tornam ou mantêm firmes ou estaladiços os tecidos de frutos ou dos produtos hortícolas, ou actuam em conjunto com gelificantes para produzir ou reforçar um gel.

 

Agentes de revestimento (incluindo os lubrificantes)
Substâncias que, quando aplicadas na superfície externa dos géneros alimentícios, lhes conferem uma aparência brilhante ou formam um revestimento protector.

 

Agentes de tratamento de farinha
Entende-se as substâncias adicionadas à farinha ou à massa para melhorar a qualidade da cozedura, com excepção dos emulsionantes.

 

Agentes de volume
Substâncias que contribuem para dar volume aos géneros alimentícios sem contribuírem significativamente para o seu valor energético disponível.

 

Alergenos
Substâncias que, introduzidas num organismo, produzem alergias.

 

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.