Lavagem das Mãos e Higiene Pessoal
As pessoas que de alguma forma contactam com os alimentos nas diversas fases da sua produção, são portadoras de microrganismos que podem contaminar os alimentos e causar doenças a quem os consome. De facto, as pessoas envolvidas na preparação e confecção de alimentos constituem um dos principais veículos de contaminação microbiológica dos alimentos.

 


Rotulagem de Alimentos
O rótulo é o "Bilhete de Identidade" de um produto, por isso, para além da função publicitária, o rótulo deve ser fundamentalmente um meio de informação que facilita ao consumidor uma escolha adequada e uma actuação correcta na conservação e consumo do produto.

 


O prazo de validade representa o tempo médio que um alimento demora para se deteriorar. No final do prazo de validade, o produto desenvolveu alterações nas suas características organolépticas - sabor, aroma, textura, aparência - que fazem com que deixe de ser aceitável ou apelativo. Estas alterações podem ter origem microbiológica, química ou física. Como exemplos temos o sabor ácido de um leite (desenvolvimento microbiológico); rancificação de uma manteiga (reacção química) e queimadura pelo gelo (alteração física).

 


Norma de referência ISO 22000
Aplicação da Norma de referência ISO 22000 - Vantagens

A norma ISO 22000 define os requisitos para implementação de sistemas de segurança alimentar numa organização (operador). Engloba os requisitos do sistema de gestão, os requisitos de Boas Práticas de Fabrico (programa de pré-requisitos) e os requisitos relacionados com a implementação de sistemas de HACCP de acordo com o Codex Alimentarius.

 

1. Instalações
2. Equipamentos, utensílios e superfícies em contacto com os géneros alimentícios
3. Higienização
4. Controlo de Pragas
5. Abastecimento de Água
6. Gestão de Resíduos
7. Selecção e Avaliação de Fornecedores
8. Recepção e Armazenamento
9. Transporte
10. Saúde e Higiene Pessoal
11. Formação
12. Boas Práticas de Fabrico
13. Embalagem e Rotulagem
14. Rastreabilidade e procedimentos de recolha

 


Vantagens do HACCP
O Sistema HACCP permite obter vantagens importantes em todas as organizações alimentares, de forma a que respondam mais eficazmente às solicitações de um mundo cada vez mais exigente e globalizado.