sacos reutilizáveis representam um risco
O alerta foi lançado pela ‘Food Standards Agency’. A agência de proteção alimentar britânica avisa que devem ser utilizados sacos diferentes para alimentos crus e prontos para consumo.

Os sacos reutilizáveis representam um risco de intoxicação alimentar caso sejam utilizados para transportar alimentos crus, juntamente com os restantes produtos. O alerta foi lançado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (Food Standards Agency), que avisa que os alimentos crus podem conter germes prejudiciais à saúde.

Mesmo que nada tenha sido entornado dentro do saco, as embalagens podem conter vestígios de bactérias nocivas que podem causar problemas no estômago dos consumidores, de acordo com o alerta da agência de segurança alimentar britânica, publicado no mês de agosto.

“Os alimentos crus (carne crua, peixe cru e marisco, vegetais soltos não lavados e ovos) podem conter germes ou ter germes na sua superfície que causam intoxicação alimentar. Mesmo os alimentos crus embalados, como frango pré-embalado, peixe, etc. podem ter vestígios de insetos prejudiciais na parte externa da embalagem”, refere a agência, acrescentando que este conselho se destina só aos peixes crus e mariscos que vão ser cozinhados antes de consumir.

Os produtos de peixe cru prontos a comer, como sushi, sashimi e salmão fumado, destinados a serem consumidos assim, devem idealmente ser arrumados separadamente do resto das compras. Assim, a agência sugere que os sacos tenham rótulos diferentes, por exemplo, e que sejam lavados e/ou trocados frequentemente.

Dicas da Food Standards Agency para a melhor utilização dos sacos

Utilizar sacos separados para alimentos crus e prontos para consumo – idealmente, o consumidor deve ter sacos suficientes para transportar alimentos crus, alimentos prontos para comer e produtos não alimentares, como detergentes em pós, devidamente separados.

- Se quiser comprar um bag for life [sacos reutilizáveis] escolha adequadamente entre a variedade existente (consultar o tamanho, ver se tem algodão, etc.)

- Coloque rótulos nos seus sacos ou utilize os de diferentes para ajudar a separar os diferentes alimentos

- Utilize sacos de congelação no verão

- Verificar sempre se houve derramamentos nos sacos após a ida às compras – sacos de algodão ou tecido podem ser colocados na máquina de lavar

- Substituir sacos de plástico mais antigos

Fonte: Jornal Económico 02-10-2017

Advice on food safety and reusable shopping bags

 

Comentários:

Fazer login para comentar como usuário QUALI.


Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.