O que são as alergias
A alergia é uma deficiência do sistema imunitário que provoca uma reação a substâncias denominadas alergénios.

Os alergénios são proteínas existentes em todo o meio ambiente e que despoletam uma reação alérgica nos indivíduos alérgicos. Os alergénios mais comuns são o pólen, os ácaros, alguns alimentos e alguns animais.

 


Adoçantes
O adoçante é uma substância que adoça os alimentos assim como o açúcar, mas introduzido em menores quantidades já que adoça mais que a sacarose. Também conhecido como edulcorante, o adoçante pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias que o açúcar.

 


Doenças de Origem Alimentar
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma Doença de Origem Alimentar é uma doença, geralmente de natureza infecciosa ou tóxica, provocada por agentes que entram no corpo através da ingestão de alimentos ou de água. Estima-se que, por ano, cerca de 30% da população dos países industrializados sofra deste tipo de doença.

 


Qualidade Microbiológica dos Alimentos
Visto que os nossos alimentos são de origem animal ou vegetal, é interessante considerar as características dos tecidos animais e vegetais que influenciam o crescimento microbiano. Todas as plantas e animais que servem como fontes de alimentos desenvolveram mecanismos de defesa contra a invasão e a proliferação de microrganismos, e alguns desses mecanismos continuam activos nos alimentos frescos.

 


Qualidade química dos alimentos
Não se pode, em geral, na utilização corrente do vocábulo procurar, no termo qualidade, um conteúdo objectivo, usando uma linguagem científica. Não se trata de um conceito a que se possa atribuir um valor absoluto mas, antes pelo contrário, de um conceito a que se tem de atribuir um valor extremamente relativo.

 


Rastreabilidade
A rastreabilidade é a capacidade detectar a origem e seguir o rasto de um género alimentício, de um alimento para animais, de um animal produtor de género alimentício ou de uma substância alimentícia ou para alimentos para animais ao longo de todas as fases de produção, transformação, distribuição e comercialização (incluindo a produção primária).