Asterix, o herói que muitas vezes é evocado para simbolizar a resistência à influência norte-americana na França, agora come no McDonald’s. A agência BETC Euro RSCG fez uma campanha publicitária com o personagem comendo hambúrguer e batata-frita, o que causou indignação e irritação entre os franceses, que consideraram o anúncio um insulto contra o património nacional, informou o jornal Le Figaro.
O anúncio mostra o valente gaulês e seus amigos - entre eles, o fiel escudeiro Obelix - fazendo uma festa dentro de um McDonald’s, com o Chatotorix amarrado a uma árvore do lado de fora, como é de costume nas histórias.
Asterix, Obelix e seus amigos em festa no McDonald's: franceses consideraram o anúncio um "insulto"
“Asterix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, teria-se deixado seduzir pelo Big Mac e pela Coca-Cola, abandonando por sua própria vontade a cerveja e o javali?”, pergunta Olivier Delcroix, autor do artigo no Figaro.
Indignação
No próprio site do Figaro, lêem-se muitos comentários de leitores irritados com o anúncio. “Estou desapontado e chocado. Para mim, Asterix, antes de tudo, faz parte do património cultural francês”, afirma um internauta que se identifica como Etiennito. "Meu herói de infância sacrificado como um porco selvagem! O que vem depois? Tintin comendo no Subway?", escreveu um internauta. "Que irónico, o invencível gaulês fazendo propaganda para os invasores", disse outro comentário enfurecido no Twitter.
O anúncio é um de três criados pela agência de publicidade Euro RSCG para a campanha do McDonald's "Venha como você for". Os outros usaram a Cinderela chegando ao drive-thru do McDonald's em uma abóbora, e o personagem com máscara de fantasma do filme Pânico comendo um Big Mac.
O McDonald's tem sido alvo frequente do sentimento anti-americano na França, e tem sido visto por muitos como símbolo da ameaça à cultura e culinária francesas imposta pela globalização e a junk food.
Rebeldia francesa
Asterix, cujas aventuras lutando contra invasores romanos apareceram impressas pela primeira vez em 1959, é frequentemente visto como um símbolo do espírito rebelde francês. Junto com seu companheiro Obelix, ele continua sendo um dos personagens de quadradinhos mais queridos da França. Seus livros já venderam cerca de 325 milhões de cópias pelo mundo.
Essa não é a primeira vez, no entanto, que o Asterix foi submetido às forças do capitalismo. Em 2001, o McDonald's fez outra acção com o gaulês, para substituir Ronald McDonald em sua campanha de marketing, na época de lançamento do filme Asterix e Cleópatra.
19-08-2010
“Asterix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, teria-se deixado seduzir pelo Big Mac e pela Coca-Cola, abandonando por sua própria vontade a cerveja e o javali?”, pergunta Olivier Delcroix, autor do artigo no Figaro.
Indignação
No próprio site do Figaro, lêem-se muitos comentários de leitores irritados com o anúncio. “Estou desapontado e chocado. Para mim, Asterix, antes de tudo, faz parte do património cultural francês”, afirma um internauta que se identifica como Etiennito. "Meu herói de infância sacrificado como um porco selvagem! O que vem depois? Tintin comendo no Subway?", escreveu um internauta. "Que irónico, o invencível gaulês fazendo propaganda para os invasores", disse outro comentário enfurecido no Twitter.
O anúncio é um de três criados pela agência de publicidade Euro RSCG para a campanha do McDonald's "Venha como você for". Os outros usaram a Cinderela chegando ao drive-thru do McDonald's em uma abóbora, e o personagem com máscara de fantasma do filme Pânico comendo um Big Mac.
O McDonald's tem sido alvo frequente do sentimento anti-americano na França, e tem sido visto por muitos como símbolo da ameaça à cultura e culinária francesas imposta pela globalização e a junk food.
Rebeldia francesa
Asterix, cujas aventuras lutando contra invasores romanos apareceram impressas pela primeira vez em 1959, é frequentemente visto como um símbolo do espírito rebelde francês. Junto com seu companheiro Obelix, ele continua sendo um dos personagens de quadradinhos mais queridos da França. Seus livros já venderam cerca de 325 milhões de cópias pelo mundo.
Essa não é a primeira vez, no entanto, que o Asterix foi submetido às forças do capitalismo. Em 2001, o McDonald's fez outra acção com o gaulês, para substituir Ronald McDonald em sua campanha de marketing, na época de lançamento do filme Asterix e Cleópatra.
19-08-2010
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