Os alimentos com propriedades funcionais atuam na melhoria de funções específicas do organismo, graças a certas substâncias presentes em quantidades significativas. Cada um desses elementos pode exercer um ou mais papéis essenciais para beneficiar a saúde. Veja os principais e sua ação quando ingeridos!
CAROTENOIDES
1) O que são? Grupo de fitoquímicos com ação antioxidantes. Os mais conhecidos são betacaroteno, alfacaroteno, luteína, zeaxantina e licopeno.
2) Funções? Todos protegem as células contra radicais livres, prevenindo tumores. Luteína e zeaxantina agem na região dos olhos, reduzindo o risco de infeções, cataratas e cegueira.
3) Onde encontrar? Alimentos de cor alaranjada (cenoura, manga, abóbora, mamão e dióspiro) são fontes de alfa e betacaroteno. O licopeno pode ser encontrada em vegetais vermelhos (tomate, melancia, goiaba). A luteína e zeaxantina estão presentes em alimentos com tons do amarelo ao verde (ervilha, espinafre, couve, milho, pimentos, banana, pera, etc.).
ISOFLAVONAS
1) O que é? Fitoestrógeno, substância encontrada nas plantas semelhante à hormona feminina estrogénio.
2) Funções? Alivia os sintomas da menopausa (como as ondas de calor), reduz o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e cancro de mama.
3) Onde encontrar? Soja e seus derivados (proteína texturizada, "leite", queijo, massa de soja)
FIBRAS
1) O que são? Tipos de hidratos de carbono que podem ser solúveis (dissolvem-se em água) ou insolúveis (mantêm-se intactas, sem se dissolver).
2) Funções? Melhoram o funcionamento do intestino (desde que o consumo seja acompanhado da ingestão de líquidos, em especial égua), saciam a fome, controlam a absorção de gorduras e açúcares. A betaglucana, fibra solúvel presente na aveia, é capaz de reduzir o "mau" colesterol (LDL).
3) Onde encontrar? Grãos e cereais integrais, frutas, legumes e verduras.
PROBIÓTICOS
1) O que são? Bactérias benéficas que habitam o intestino.
2) Funções? Impedem a fixação de microrganismos patogénicos (causadores de doenças), prevenindo infecções gastrointestinais, equilibram a flora intestinal, estimulam o sistema imunológico.
3) Onde encontrar? Iogurte, leite fermentado.
ÓMEGA 3
1) O que é? Tipo de ácido gordo (gordura), conhecida como gordura "boa".
2) Funções? Protege o coração e as funções cerebrais. Têm ação anti-inflamatória, estimulando o sistema imunológico, reduzindo os a formação de coágulos sanguíneos, reduz também a taxa de triglicéridos e aumenta o nível do "bom" colesterol (HDL).
3) Onde encontrar? Peixes (principalmente salmão, atum, sardinha, cavala, anchova e arenque), linhaça, castanhas, sementes de abóbora e folhas verde-escuras (rúcula, agrião, espinafres).
FITOESTERÓIS
1) O que são? Substâncias (esteroides) presentes nos vegetais com estrutura semelhante à do colesterol.
2) Funções? Fazem o intestino absorver menos colesterol "mau" (LDL) durante a ingestão dos alimentos.
3) Onde encontrar? Nozes, gérmen de trigo, sementes de girassol, soja.
ANTOCIANINA
1) O que é? Tipo de polifenol responsável pela cor roxa de alguns vegetais.
2) Funções? Inibe a formação de coágulos sanguíneos, protege o sistema circulatório, previne problemas cardíacos.
3) Onde encontrar? Repolho roxo, casca da beringela, amora, açaí, ameixa (seca ou fresca), cereja, uva roxa, azeitona preta.
ALICINA
1) O que é? Composto derivado do enxofre, responsável pelo o dor característicos (e pouco agradável) do alho, é libertado quando o alimento é cortado, prensado ou mastigado.
2) Funções? Antibiótica, antibacteriana, antifúngica e antiviral.
3) Onde encontrar? Alho e cebola.
CATEQUINA
1) O que é? Tipo de polifenol. Os polifenóis são substâncias antioxidantes presentes nos vegetais, responsáveis pela defesa contra bactérias, vírus, fungos e radiação ultravioleta.
2) Funções? Inibe a oxidação do colesterol e é anticancerígena.
3) Onde encontrar? Chá verde, chocolate amargo, uvas, morango.
SULFORAFANO
1) O que é? Substância antioxidante da família dos isotiocianatos (que contêm enxofre).
2) Funções? Atua no fígado, estimulando a produção de enzimas que combatem substâncias cancerígenas e ajudam a prevenir o cancro do cólon e da mama.
3) Onde encontrar? Brócolos, couve-flor, repolho e agrião.
Para que as funções do organismo estejam reguladas e a prevenção de doenças a partir da alimentação seja suficiente, é preciso equilibrar a dieta, ingerindo diferentes alimentos naturais durante a semana, pois o corpo necessita de quantidades distintas de cada nutriente.
Um dieta equilibrada, rica em alimentos frescos, integrais, orgânicos e funcionais, permite que o organismo entre num processo de eliminação de toxinas acumuladas.
Incluir o alimento certo no seu cardápio é essencial para controlar um determinado problema de saúde. Por exemplo, para baixar o colesterol, o recomendado é consumo de fibras, como a aveia, porém é necessário também reduzir o consumo de carnes vermelhas e produtos industrializados. Se isto não acontecer de nada vai adiantar consumir uma boa quantidade de aveia todos os dias, daí procure aconselhamento com um especialista. Tal como o "Pai da Medicina", Hipócrates, citou, " Se pudermos dar a cada indivíduo a quantidade exata de nutrientes e de exercício, que não seja insuficiente, nem excessiva, teremos encontrado o caminho mais seguro para a saúde".
Comentários: