som, música e escolhas alimentares
As músicas de Ed Sheeran, Van Morrison, Janet Jackson e da banda alemã de heavy metal Scorpions foram usadas para testar como o ambiente musical afeta as escolhas de alimentos das pessoas em cafés e supermercados.

Um estudo realizado em Estocolmo, na Suécia, e liderado por Dipayan Biswas, da Faculdade de Administração Muma da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, demonstrou por experiências realizadas num café e supermercado, que o volume do som ambiente exerce efeito sobre as preferências dos consumidores por alimentos saudáveis ou não saudáveis. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of the Academy of Marketing Sciences.

Para fazer suas descobertas, Biswas e seus colegas compilaram trilhas sonoras de músicas conhecidas que tocaram num café e supermercado durante vários dias. A música foi tocada a 50 decibéis (aproximadamente o nível de ruído de uma conversa tranquila) ou 70 decibéis (mais ou menos barulhentos como um aspirador de pó) e as escolhas de comida do cliente foram devidamente registadas.

Os itens disponíveis foram classificados como “saudáveis” - como saladas, envoltos em vegetais ou granola com iogurte - ou “não saudáveis” - incluindo hambúrgueres, batatas fritas, biscoitos fudge e sanduíches de carne de porco com queijo. Chá, café e (estranhamente) puré instantâneo foram classificados como neutros.

A experiência durou vários dias e foi feita em horários distintos. Os pesquisadores descobriram que 20% a mais de clientes pediram um prato não saudável quando expostos a música ambiente mais alta, quando comparados aos que passaram pela experiência com uma trilha sonora mais tranquila.

Os pesquisadores explicam que a música mais suave tem um efeito relaxante, tornando as pessoas mais conscientes do que pedem. Isso, normalmente, resulta em escolhas mais saudáveis, como uma salada para a refeição. Ambientes com som muito alto, por outro lado, estimulam sentimentos excitação e stresse, levando os clientes a desejar um cheeseburger com batatas fritas, por exemplo. Esses dois estados condicionam as escolhas alimentares.

Biswas explica que, embora estudos anteriores tenham analisado aspectos variados do impacto do ambiente na venda de alimentos, como iluminação, aroma e decoração, o trabalho liderado por ele é o primeiro a analisar especificamente como o som ambiente interfere nas escolhas alimentares. O cientista acredita que a descoberta poderá ajudar os estabelecimentos comerciais em estratégias de marketing. "Restaurantes e supermercados que querem ter um nível maior de vendas de alimentos saudáveis devem ter música ambiente de baixo volume, enquanto a música ambiente de alto volume levaria a maiores vendas de alimentos não saudáveis", resume.

Publicação do estudo na revista científica Journal of the Academy of Marketing Sciences.

14-06-2018

 

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