Saccharomyces
Hieróglifos egípcios sugerem que há mais de 5000 anos que a levedura é utilizada em processos fermentativos, quer na produção de pão, quer na de bebidas alcoólicas. Curiosamente, só em 1857 Louis Pasteur provou que a fermentação resulta da acção de organismos vivos.

 


Penicillium
O Penicillium é um género de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica morta, como queijo, cereais ou fruta. Várias espécies produzem bactericidas (antibióticos) que permitem ao fungo lutar contra a competição feroz das bactérias saprófitas pelo alimento.

 


Aspergillus
Aspergillus é um gênero de fungos que apresenta coloração branca amarelada com formação de pedúnculos e uma ponta colorida. São importantes agentes decompositores de alimentos.

 


Trichinella spiralis
Trichinella spiralis, nome científico do parasita vulgarmente designado por Triquina, é o agente responsável pela triquinose. São Nematelimintas (vermes de corpo cilíndrico) do grupo dos Nemátodes (corpo não segmentado). Com a excepção dos trópicos, a infecção existe em todo o mundo sendo rara em países como a França onde os porcos são alimentados com legumes de raiz (que crescem debaixo da terra - beterraba, batata doce, cenoura, nabo, etc.).

 


Taenia spp
Ténias são Platelmintas (vermes de corpo achatado) do grupo dos Céstodos (corpo multisegmentado). Estes parasitas pertencentes ao género Taenia são provavelmente os parasitas transmitidos pela ingestão de alimentos mais conhecidos pela maioria das pessoas. São hermafroditas que possuem uma cabeça arredondada (escólex) que permite ao verme a sua fixação à mucosa intestinal dos animais parasitados por meio de ganchos e/ou ventosas altamente musculadas.

 

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.