G8 disponibiliza USD 20 milhões para garantia da segurança alimentar em África
Luanda – Um financiamento de 20 milhões de dólares norte-americanos será concedido, a curto prazo, pelo G8 (Grupo das economias mais industrializadas do mundo) para garantir a segurança alimentar mundial, sobretudo em África, anunciou hoje (segunda-feira), em Luanda, fonte da FAO.

A informação foi prestada à imprensa, após a cerimónia de abertura da 26ª Conferência Regional da FAO para África, pela directora-adjunta da instituição para o continente africano, Maria Helena Semedo.

“Há promessas do G8 de que 20 milhões serão postos para a segurança alimentar, a nível mundial, e a maior parte será para África. Esperemos que estas promessas se concretizem e possamos dizer que a situação vai ser invertida nos próximos anos”, disse.

Em relação à situação alimentar no continente, indicou que África é uma região que tem 266 milhões de pessoas que sofrem de fome e má nutrição.

Acrescentou que o número aumentou com a crise financeira de 2008, razão pela qual pediu aos africanos a inverter a situação.

G8 disponibiliza USD 20 milhões para garantia da segurança alimentar em África “O défice actual é enorme e temos que reverter o quadro, porque o dinheiro gasto com as importações vai para outros países, mas podemos aproveitar esse dinheiro para investir internamente e produzir mais a nível interno”, sugeriu.

A reunião foi aberta pelo secretário de Estado para a Agricultura, José Amaro Tati, e destina-se a abordar, entre outros, assuntos a problemática das alterações climáticas no continente, os desafios dos biocombustíveis e a estratégia de segurança alimentar.

Hoje e terça-feira decorre o encontro dos peritos da organização, estando agendado para os dias seis e sete a reunião dos ministros da Agricultura da FAO/África.

FONTE Angola Press 03-05-2010

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.