A nova geração de Vending Machines
Nos Estados Unidos elas são amplamente utilizadas. Estão presentes em cada esquina das cidades e normalmente “andam” em grupo, ávidas para disputar até a última moeda dos consumidores. Não é segredo que as vending machines fazem parte da cultura de consumo, ao oferecer de maneira prática inúmeros tipos e marcas de refrigerantes e de outros produtos para o público.

A Coca-Cola está tem estado a testar a sua nova máquina, “Freestyle” (estilo livre), em restaurantes da Califórnia e Atlanta. Nela o consumidor tem mais de 100 tipos de bebidas bem ao toque de seus dedos, visualizando as opções num monitor touch-screen e escolhendo a preferida de acordo com a linha do produto, quantidade de calorias e níveis de cafeína. Chás, águas com diferentes sabores, sumos e (obviamente) a tradicional Coca-Cola serão vendidas na “Freestyle”, sendo que muitos dos sabores que ali estão, são inéditos no mercado americano.

Mais um detalhe bem interessante na "Freestyle", enquanto o consumidor se diverte com suas mais de 100 opções de bebidas, a Coca-Cola obtém preciosas informações com relação as bebidas mais bem vendidas e preferidas pelo público. Com a posse destes dados ela tem uma poderosa ferramenta para aplicar na área de desenvolvimento de novos produtos, que serão engarrafados e chegarão ao mercado com uma possibilidade muito maior de sucesso.

Saindo um pouco da área de bebidas, chegamos aos gelados (sorvetes) feitos sob medida pelas vending machines da empresa MooBella. Nestas máquinas, o consumidor dispõe de um monitor touch-screen com o menu de todos os sabores de grlados oferecidos. A pessoa pode seleccionar a mistura de sabores que desejar e o seu sorvete personalizado estará pronto após um processo que dura aproximadamente 45 segundos. O principal diferencial da máquina da MooBella é o sistema de congelamento instantâneo.

Os ingredientes do gelado ficam dentro das máquinas em temperatura ambiente e só são misturados e resfriados no momento da compra. Isto também implica em economia significativa de energia (redução de aproximadamente 80% no consumo de energia se comparada com as demais máquinas) e na facilidade de criar um produto sob medida para cada consumidor.

Esta nova geração de vending machines chega ao mercado trazendo junto a preocupação cada vez mais crescente das empresas em utilizar a tecnologia para trazer novas experiências e interactividade para o consumidor. Trazem também a preocupação com o meio ambiente e a possibilidade de mensurar de uma maneira muito mais eficiente o nível de consumo e as preferências do público, para deixar os produtos, cada vez mais, ao gosto do freguês.

{hwdvs-player}id=540|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=539|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=543|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=542|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.