Papas de Sarrabulho
As papas de sarrabulho são um prato típico da culinária portuguesa. São oriundas da região do Minho, no norte de Portugal.

As papas são confeccionadas com sangue de porco (que dá origem ao nome sarrabulho), carne de galinha, carne de porco, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, limão e pão ou farinha de milho, entre outros ingredientes.

São servidas como sopa ou como acompanhamento dos Rojões à moda do Minho, por exemplo. Devem ser consumidas com vinho verde tinto.

As papas de sarrabulho são apenas confeccionadas no Inverno, uma vez que é nessa altura que se realiza a matança do porco. Para além disso, constituem um prato bastante forte, mais apetecível no tempo frio do Inverno. Por outro lado, o sangue de porco é um ingrediente bastante sensível, com tendência para se deteriorar rapidamente no Verão.

Durante o Inverno, é comum encontrá-las nas ementas dos restaurantes do noroeste de Portugal, sendo raro encontrá-las no centro e no sul do país.

Ingredientes (para 6 pessoas):

* 250 g de fígado de porco
* 250 g de bofes de porco
* 250 g de goelas de porco
* 250 g de coração de porco
* 1 osso da suã de porco, muito curado
* 250 g de galinha gorda
* 250 g de carne de vaca
* 250 g de sangue de porco cozido
* 2 tigelas de farinha de milho peneirada (cerca de 250 g)
* sal e cominhos

Confecção:

Põe-se uma panela com água ao lume e, quando ferver, juntam-se as carnes, temperam-se com sal e deixam-se cozer até a galinha se desfazer.

Depois de cozidas, retiram-se as carnes e junta-se ao caldo a farinha para fazer uma papa não muito espessa, o sangue e um pouco de fígado cozido e esmagados à mão, as carnes previamente desfiadas e um pouco de cominhos. Mistura-se tudo e deixa-se cozer.

Servem-se as papas em tigelas, polvilhadas com mais cominhos.

As quantidades de farinha e das carnes são facultativas, mas é imprescindível, para umas boas papas de sarrabulho, que levem todos estes ingredientes.

{hwdvs-player}id=609|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.