Filhos mais velhos têm mais alergias alimentares
Que a ordem do nascimento têm implicações no desenvolvimento da personalidade não é novidade. Mas ao que parece também condiciona, de alguma forma, a saúde. Os primeiros filhos são mais propensos a alergias e mais vulneráveis a constipações do que os irmãos mais novos.

Os investigadores acreditam que o útero materno consegue dar origem a um sistema imunitário cada vez mais forte a cada nova gravidez. É esta a principal conclusão de um estudo realizado no Japão, que envolveu cerca de 13 mil pais com crianças com idades entre os sete e os 15 anos. As respostas dos pais a um questionário sobre a saúde dos filhos foram cruzadas com dados sobre a sua ordem de nascimento.

Entre os irmãos mais velhos, quatro por cento têm alergias alimentares. No grupo das crianças nascidas em segundo lugar, 3,5 por cento manifestam esses problemas, o que acontece apenas em 2,6 por cento dos terceiros filhos. Quanto mais longínquo do irmão mais velho for o lugar na ordem do nascimento, menores serão as probabilidades de desenvolver alergias. Pelo contrário, o lugar na fratria parece não afectar a prevalência de outros problemas como asma ou eczema.

Fonte TVI 24 31-03-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.