Estudo diz que volantes são mais sujos do que casas de banho
Um estudo promovido por pesquisadores da Universidade Queen Mary em Londres concluiu que o volante de um carro pode ser um local nove vezes mais sujo e infectado do que uma casa de banho (WC). Os pesquisadores encontraram cerca de 700 bactérias vivendo em cada 6,45 cm² do volante, enquanto foram encontradas apenas 80 bactérias num assento de vaso sanitário.

O diretor de ciência biomédica da Univerdade Queen Mary, Dr. Ron Cutler, disse que uma das bactérias mais encontradas no interior de carros é a "Bacillus cereus" . Esse microorganismo pode causar intoxicação alimentar e é facilmente encontradaoem massas, batatas e arroz.

"Enquanto a maior parte das bactérias encontradas não causam problemas de saúde, em alguns carros foram encontradas um número considerável de espécies de bactérias potencialmente nocivas", declarou o Dr. Cutler. "A maioria das pessoas limpa suas casas, mas igualmente a maioria negligencia seus carros e estão dirigindo por aí em veículos que se assemelham a uma cesta de lixo", completou.

Esse estudo revelou que 42% dos motoristas costumam se alimentar dentro do carro com regularidade e somente um terço deles limpa o interior pelo uma vez por ano. No Reino Unido, 10% dos motoristas admitiram que nunca limparam o interior dos seus veículos. Os pesquisadores apontam para o fato de que o local mais sujo de um veículo é o porta-malas, onde cada 6,45 cm² do forro representa a casa de 1000 bactérias.

"Um carro é o perfeito ambiente para germes se proliferarem, especialmente se você come dentro do carro e deixa migalhas ou lixo dentro. Para evitar potenciais riscos a saúde, seria sábio limpar regularmente seu carro por dentro e por fora", concluiu o Dr. Cutler.

Fonte Revista Car 28-04-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.