O Própolis
O Própolis é uma substância produzida pelas abelhas, a partir de substâncias de origem resinosa que estas colhem do pólen e das árvores, sendo posteriormente misturadas com secreções da própria abelha. Desta mistura, resulta uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonóides com um poderoso efeito antioxidante e uma acção anti-bacteriana/antibiótica.

É usado para vedar e isolar a colmeia do frio, embalsamar insectos ou outras abelhas intrusas. A sua propriedade mais interessante, proveniente da sua resina, reside no facto de eliminar todos os microorganismos e outros agentes infecciosos que entrem em contacto com a colmeia, mantendo os favos em condições de assepsia.

Desde há aproximadamente 2000 anos, que vários povos se aperceberam dos benefícios do Própolis, canalizando-os no sentido de melhorar a sua própria saúde.

Recentemente, estudos mais profundos e credíveis, têm confirmado os seus benefícios:

Acção anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral

Vários trabalhos realizados com o Própolis confirmam a sua poderosa acção anti-bacteriana, sendo por isso que este é designado por antibiótico natural, chegando mesmo a ser baptizado por investigadores Russos de penicilina.

A grande vantagem do Própolis em relação aos antibióticos comuns, é que este, ao contrário dos ditos antibióticos, actua somente destruindo as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Por outro lado, os trabalhos publicados, indicam que as bactérias não criam resistência ao Própolis, como acontece com os antibióticos sintéticos, impedindo que estas se tornem ainda mais nociva, perigosas e resistentes ao antibiótico.

É muito eficaz no combate, de bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori entre outras. A sua acção estende-se ainda a fungos como a Candida albicans e vírus como o do herpes e de gripe; daí, a sua maior utilização nas épocas mais frias como meio preventivo do aparecimento de gripes, constipações, pneumonias, resfriados e afecções do aparelho respiratório.

Função imunoestimulante

Vários trabalhos revelam a acção do Própolis no que concerne ao fortalecimento do sistema de defesa do nosso organismo - o sistema imunitário. Para além do seu efeito anti-microbiano, o facto de estimular as células imunitárias, torna o Própolis um potente agente anti-infeccioso.

Combate os radicais livres

Os radicais livres são compostos altamente agressivos e muito prejudicais ao organismo humano. A melhor forma de combatê-los, é através da acção dos antioxidantes. O Própolis possui uma acção antioxidante, preservando a acção da vitamina C - um potente antioxidante anti-envelhecimento.

Benefícios no tracto respiratório

A utilização do Própolis mostrou ter uma acção benéfica como coadjuvante no tratamento das afecções da boca e do tracto respiratório superior no caso das gripes, constipações, asma, bronquites, amigdalites, rinites, faringites, catarro e excesso de expectoração.

Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos

Devido à sua capacidade de cicatrização e regeneração dos tecidos, o Própolis mostra-se eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras varicosas e queimaduras.

Alívio de dores, na boca e oro-faringe

A sua função anestésica a nível bocal, fazem do Própolis um excelente suplemento no combate a afecções dentárias, amigdalites, dores de garganta, dores de dentes, entre outras.

Outros benefícios

Para além deste variado leque de acções, o Própolis é ainda usado como coadjuvante no tratamento de úlceras gástricas, infecções intestinais, infecções urinárias e inchaços.

{hwdvs-player}id=988|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=990|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=989|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.