A lei de Nova York de 2008 que exige que as cadeias de fast-food imprimam nos seus cardápios o número de calorias de cada refeição parece ter surtido efeito. De acordo com um levantamento recentemente divulgado, a medida levou um em cada seis clientes a notar a informação e a comprar pratos com menos calorias. A pesquisa foi publicada no British Medical Journal.
Apesar de o consumo total de calorias das milhares de pessoas rastreadas não ter mudado, as escolhas de consumidores de redes como McDonald’s, Au Bom Pai e Yum Brands Inc’s KFC tiveram mudanças significativas. Defensores da lei nova-iorquina a apontam como uma importante medida para ajudar os americanos a perderem peso, uma vez que dois terços da população do país está acima do peso ou obesa.
“No geral, esses dados iniciais são positivos, e estamos optimistas. Quando as informações sobre calorias forem nacionais, e os consumidores se acostumarem a elas, as cadeias terão um forte incentivo para oferecer opções menos calóricas”, diz Lynn Silver, diretora do departamento de ciência e política de Nova York e co-autora da pesquisa.
Com a lei, as grandes cadeias de restaurantes começaram a incluir nos seus cardápios pratos leves, que têm menos gordura, açúcar e sódio. No estudo, cita-se o exemplo da rede de sanduíches Cosi, que passou a usar maionese com pouca gordura em seus molhos, e a Applebee’s, que incluiu pratos com menos de 550 calorias no menu.
O rastreamento financiado pela prefeitura de Nova York e pela Fundação Robert Wood Johnson examinou recibos de mais de 7.300 pessoas nos 12 meses anteriores ao início da lei e cerca de 8.500 nos nove meses após a lei. O levantamento foi feito no horário de almoço de 11 cadeias de fast-food.
Para as três principais cadeias, os consumidores passaram a comprar, em média, 44 calorias a menos no McDonald’s, 80 a menos no Au Bom Pai e 59 a menos no KFC.
Fonte terra 27-07-2011
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Com a lei, as grandes cadeias de restaurantes começaram a incluir nos seus cardápios pratos leves, que têm menos gordura, açúcar e sódio. No estudo, cita-se o exemplo da rede de sanduíches Cosi, que passou a usar maionese com pouca gordura em seus molhos, e a Applebee’s, que incluiu pratos com menos de 550 calorias no menu.
O rastreamento financiado pela prefeitura de Nova York e pela Fundação Robert Wood Johnson examinou recibos de mais de 7.300 pessoas nos 12 meses anteriores ao início da lei e cerca de 8.500 nos nove meses após a lei. O levantamento foi feito no horário de almoço de 11 cadeias de fast-food.
Para as três principais cadeias, os consumidores passaram a comprar, em média, 44 calorias a menos no McDonald’s, 80 a menos no Au Bom Pai e 59 a menos no KFC.
Fonte terra 27-07-2011
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