Timor Leste conhecerá boas práticas de segurança alimentar adotadas por Orós no Brasil
A partir da próxima sexta-feira (16), Orós irá receber uma comitiva do Timor Leste, país situado no sudeste asiático, que conhecerá de perto as ações realizadas pelo município na área de segurança alimentar. A visita, que prosseguirá até a próxima segunda-feira (19), também contará com membros do Ministério da Educação.

As boas práticas adotadas pelo município de Orós na área de segurança alimentar já foram reconhecidas por importantes prémios nacionais e, agora, despertaram o interesse internacional.

“Será uma grande honra para nós receber a comitiva do Timor Leste. Isso mostra, mais uma vez, que levamos a sério a questão da segurança alimentar. Trabalhando seriamente para garantir uma boa gestão da merenda escolar e para que os estudantes e a população carente de Orós tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Também estimulamos a economia local por meio da compra de alimentos diretamente dos agricultores familiares”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

Durante a visita, a comitiva do Timor Leste irá conhecer as escolas municipais e iniciativas como a padaria comunitária e o restaurante comunitário de Orós, equipamentos pioneiros na região Centro-Sul do Ceará. Atualmente, 27 famílias trabalham na padaria e na cozinha comunitária. Toda a produção da padaria é revertida para a sua manutenção e a do restaurante, que oferece 150 refeições gratuitas por dia.

Programação

A programação também inclui visita ao projeto de beneficiamento de peixe da Associação Comunitária do Sítio Jurema, onde são produzidos itens como bolinhas, linguiça e buchada de peixe, um produto inovador. A comitiva também irá visitar os grupos de produção de peixes das Associações dos sítios Cedro e Jardim e do distrito de Guassussê.

No início deste ano, os grupos criadores de peixe foram beneficiados com a instalação de uma fábrica de gelo no sítio Jurema, com capacidade para produzir três mil quilos de gelo por dia, o que ajuda a escoar a produção.

Fonte globo 14-09-2011

Cidade e município de Orós

Orós é uma cidade e um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na micro região de Iguatu, mesorregião do Centro-Sul Cearense. O município tem cerca de 22 mil habitantes e 599 km². Foi criado em 1957. É a cidade do famoso Açude Orós, segundo maior do Brasil, atrás apenas do Castanhão.

Açude Orós

http://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%B3s

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.