Médicos alertam para riscos do aumento de consumo de sal
A tendência de maior consumo de sal pode afectar a saúde do sistema cardiovascular e consequentemente do rim, alerta a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).

O sódio, presente no sal de cozinha e nos alimentos industrializados, é um dos principais factores de risco para a hipertensão. Embora os rins sejam fundamentais na eliminação do excesso de sódio ingerido, quando estes não funcionam, a sua capacidade para filtrar e eliminar o excesso de sal é limitada.

“No Inverno, as pessoas consomem mais alimentos condimentados e calóricos e sabemos que o consumo excessivo de sal provoca a hipertensão, reconhecida como um dos principais factores de risco da doença renal crónica”, refere Fernando Nolasco, presidente da SPN.

A OMS recomenda um consumo diário até 5g de sal (o equivalente a 2g de sódio) e, para tal, devem ser verificados os teores de sódio nos alimentos e consumir aqueles com menor valor.

Recomendações da SPN para consumir menos sal:

- Leia o rótulo dos alimentos para verificar a quantidade de sódio. Alguns alimentos processados concentram tanto sódio que uma única porção tem uma quantidade superior à recomendada para a ingestão diária.

- Tire o saleiro da mesa. É recomendável salgar os alimentos na panela, durante o preparo, para ter um maior controlo da quantidade utilizada.

- Substitua o sal por condimentos e ervas. Há uma série de alimentos naturais que acentuam os sabores dos alimentos e podem substituir o sal, como a salsa, alecrim, orégãos, e outros.

Fonte diarionline 29-09-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.