Casaco e comida quente no inverno para economizar energia no Japão
Limitar o uso de calefatores elétricos, usar agasalhos e ingerir pratos quentes são as recomendações que o governo do Japão emitiu como parte da campanha nacional para economizar energia no outono e no inverno.

A iniciativa, em vigor até 31 de março, também pede que a temperatura em casas e escritórios não passe dos 20 ºC, para conscientizar a população da necessidade de economizar eletricidade diante da possível escassez energética no Japão.

O arquipélago, ainda em plena crise nuclear pelo acidente de Fukushima Daiichi em março, mantém parados cerca de 80% dos 54 reatores atómicos do país, por segurança e por revisões rotineiras, o que motivou a campanha para um consumo responsável de energia.

WarmBiz - Casaco e comida quente no inverno para economizar energia no Japão

O governo japonês deseja que 70% dos escritórios e fábricas japonesas possam aderir à campanha invernal de economia de eletricidade, na qual se recomenda, entre outras medidas, comer tubérculos e outros alimentos calóricos, fechar janelas e usar casacos.

"Warm biz" é a continuação da campanha estival denominada "Super cool biz", na qual o governo japonês encorajava aos trabalhadores a substituir os fatos e gravatas por calças jeans e camisetas de manga curta para reduzir o uso de ar condicionado nos escritórios.

Esta campanha foi realizada pelo governo para reduzir o consumo de casas e empresas em 15%, e evitar cortes inesperados da provisão por causa da crise nuclear.

Embora este tipo de campanhas seja frequente no país desde 2005, agora é mais urgente devido ao fechamento das centrais atómicas, que obrigaram aumentar o ritmo das centrais térmicas e buscar fontes de energia alternativas.

WarmBiz - Casaco e comida quente no inverno para economizar energia no Japão

Em algumas regiões, o governo foi além das recomendações e estabeleceu um objetivo em números para a economia energética.

As autoridades pedem às zonas de Kansai, no centro, e Kyushu, no sul, que reduzam de 5% a 10% seu consumo de eletricidade este inverno, uma limitação que desta vez não afeta os moradores de Tóquio, a província mais povoada do país, para minimizar o impacto da restrição na economia.

Fonte folha 03-11-2011

Conhece o termo WARM BIZ?

WARM BIZ (trabalhar aquecido) é a campanha que o ministerio do meio-ambiente japonês realiza como meio de tentar poupar enegia. É solicitado que os locais de trabalho em geral mantenham a temperatura de seus aquecedores na base de 20º. Utilizar roupas quentes, maleaveis e elegantes, partir do principio de no frio agasalhar-se mais, nao depender exageradamente de aparelhos de aquecimento. A campanha do WARM BIZ e realizada de novembro a março no Japão.

http://www.challenge25.go.jp/

http://www.challenge25.go.jp/practice/warmbiz/warmbiz2011/

 

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