Vacina experimental contra causador de intoxicação em cruzeiros é promissora
Uma pesquisa de pequeno porte demonstrou que uma vacina experimental é capaz de proteger contra os norovírus, famosos por acometerem centenas de pessoas em surtos ocorridos a bordo de navios de cruzeiro.

Os norovírus são transmitidos de pessoa a pessoa através de alimentos ou água contaminados, causando diarreia, vômito e dor no estômago. A infecção provoca mais de 20 milhões de casos de gastroenterite aguda por ano nos Estados Unidos, e não há tratamento contra ela.

Os pesquisadores testaram uma vacina que continha uma versão enfraquecida e não infecciosa do vírus, esperando motivar, como resposta, a imunidade em humanos. Setenta e sete homens e mulheres saudáveis com idades entre 18 e 50 anos participaram. Em duas doses, administradas com um intervalo de três semanas entre elas, 38 indivíduos receberam a vacina, enquanto 39 receberam um placebo inactivo. Os resultados foram publicados na edição de 8 de Dezembro do The New England Journal of Medicine.

Após a segunda dose, todos os voluntários beberam um líquido contendo o norovírus. A infecção e a doença se desenvolveram em 37 por cento daqueles que receberam a vacina, em comparação com 69 por cento dos que tomaram o placebo. Entre os infectados, a doença foi menos severa e durou por menos tempo no grupo que tomou a vacina. Além disso, a vacina não teve efeitos colaterais graves.

Ainda assim, estamos a anos de distância de uma vacina comercial, de acordo com o Dr. Robert L. Atmar, principal autor do estudo e professor de medicina da Universidade Baylor. "Isso mostra apenas que é possível prevenir o norovírus por meio da vacinação", esclareceu ele.

O estudo foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde e pela LigoCyte Pharmaceuticals.

Fonte uol 17-12-2011

{hwdvs-player}id=1137|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=1136|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=1138|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.