Ai Weiwei cria obra para denunciar problemas de segurança alimentar na China
O artista dissidente chinês Ai Weiwei criou uma obra composta de mais de 1.800 latas de leite em pó para denunciar os problemas de segurança alimentar na China.

Os escândalos vinculados à indústria de alimentos são numerosos no país. Em 2008, produtos lácteos foram contaminados com melamina, uma substância que imita a presença de proteínas, o que matou seis bebés e provocou doenças crónicas noutros 300 mil.

Desde então, a procura de leite importado na China cresceu de maneira exponencial, provocando escassez em Hong Kong, que foi obrigado a limitar a quantidade de embalagens de leite que os turistas podem levar do território.

A obra de Ai Weiwei, «Baby Formula 2013» (Leite em pó para bebés 2013), é composta de 1.815 caixas de sete marcas de leite diferentes.

Ai Weiwei

«Esta obra trata de vários problemas», disse o artista. «Um deles é a recente proibição dos habitantes do continente de comprar leite em pó em Hong Kong e levar para casa, e a pergunta é por quê os chineses do continente vão para Hong Kong para comprar leite em pó.»

De acordo com o governo, os chineses podem comprar leite em pó em Hong Kong, mas desde 1 de Março a quantidade está limitada a 1,8 quilos por viagem.

«Sabemos que no continente a segurança alimentar é um problema grave. Deve-se especialmente à falta de controlo e à decadência moral da indústria», destacou Ai.

Fonte diariodigital 15-05-2013

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.