Ameaça de contaminação de lacticínios por Clostridium Botulinum
A China, o Vietnam e a Rússia interromperam este mês, a importação de leite em pó e proteína de soro de leite do grande produtor de lacticínios, Fonterra, da Nova Zelândia, depois do caso de contaminação de protina de soro de leite por Clostridium botulinum.

A empresa já se desculpou publicamente numa conferência em Beijing e avisou que um lote de proteína de soro de leite produzida o ano passado continha uma estirpe de bactérias potencialmente tóxicas, causadoras do botulismo.

O ingrediente foi exportado para fábricas na China, Arábia Saudita, Vietnam, Tailandia, Malásia e Austrália.

Devido a esta contaminação foram rejeitadas centenas de toneladas de produtos que continham este ingrediente.

O US Centers for Disease Control and Prevention referiu que o botulismo é uma doença paralizante, rara mas muito grave, podendo ser fatal. Os sintomas incluem visão dupla, visão turva, decaimento das pálpebras, fala arrastada, dificuldade em engolir, boca seca e músculos fracos.

Este caso é um golpe para a Nova Zelândia, contrariando a sua reputação de produtor de produtos alimentares de alta qualidade. Os lacticínios representam um quarto da exportação de produtos deste país. Fonterra é o quarto maior produtor de lacticínios a nível mundial e este ano tinha anunciado a construção de uma nova fábrica na China.

Este caso gerou grande preocupação na China, já que os consumidores tinham passado a preferir produtos estrangeiros devido aos numerosos casos de contaminações envolvendo os produtos locais.

Fonte Guardian 2-08-2013

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.