Ovo artificial feito de plantas tem o apoio de Bill Gates
Feito a partir de plantas, que podem substituir o ovo em absolutamente tudo, a ideia original é da Whole Foods, uma empresa da Califórnia. Eles afirmam que o “ovo” estará disponível, em breve, em todos os supermercados do planeta.

“Queremos parar de usar os animais nessa equação”, disse Josh Tetrick, fundador da empresa. “A indústria de alimentos está implorando por inovação, especialmente onde os animais são envolvidos – é uma indústria quebrada”, disse.

A ideia de Tetrick era encontrar um mix de plantas fáceis de cultivar que, quando misturadas na medida certa, replicariam o sabor, a textura e os valores nutricionais do ovo, bem como suas características após o cozimento.

Ele acredita que a empresa conseguiu produzir um substituto que estará em peso nos supermercados: “Os ovos são funcionalmente incríveis, eles podem ser feitos com tudo, desde um bolo ou até fritos. Eu comecei a pensar que se podemos encontrar plantas para curar, também podemos para isso. Temos cerca de 12 plantas pré-selecionadas, incluindo uma de ervilha, cultivada no Canadá. Há também um feijão no Sul da Ásia”.

A empresa está em negociação com grandes fabricantes de alimentos em todo o mundo, incluindo várias no Reino Unido, para substituir ovos em produtos de supermercado, como uma forma alternativa.

Até agora, ele afirma que a mistura é perfeita para substituir o ovo na produção de maioneses e para fazer bolos: “Nós podemos fazer uma maionese ótima, fizemos testes de sabor contra os líderes de mercado. No mundo dos cookies, temos testado os nossos produtos em pessoas como Bill Gates e Tony Blair, e eles não conseguiram identificar a diferença”.

Bill Gates tornou-se um conselheiro da empresa e têm sido um dos defensores mais famosos da ideia.

A empresa espera que países em desenvolvimento possam crescer produzindo ovos de plantas, o que ajudaria nas carências nutricionais.

Fonte Jornal Ciência 11-09-2013

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.