Salmonella e Campylobacter resistentes a antibióticos
A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) publicaram recentemente um relatório conjunto sobre a resistência a antibióticos em bactérias isoladas a partir de seres humanos, animais e alimentos, usando dados recolhidos em 2013.

O Relatório sumário da EFSA-ECDC sobre a resistência antimicrobiana em bactérias zoonóticas e indicadoras provenientes de seres humanos, animais e alimentos revela uma elevada resistência destas bactérias aos antibióticos comumente utilizados. Foi também verificada uma elevada resistência a multimedicamentos, com 73% dos isolados de perus resistentes a mais do que um antibiótico. Mais do que 50% de Campylobacter jejuni isolados de humanos e de aves mostraram-se resistentes.

A elevada resistência antimicrobiana da Salmonella e da Campylobacter (particularmente às fluoroquinolonas) reduz as opções disponíveis para o tratamento de infeções originadas pela manipulação, preparação e consumo de carne de aves.

QUALI.PT 23-03-2015

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.