Riscos alimentares mais elevados em alimentos processados
No Dia Mundial da Saúde 2015, a OMS / Europa estima que os níveis de doenças transmitidas por alimentos são muito mais elevados do que os atualmente relatados e sublinha a necessidade de melhorar a colaboração entre os setores para reduzir os riscos de saúde associados a alimentos não seguros.

A nossa cadeia alimentar é agora mais longa e mais complexa do que nunca e os desenvolvimentos demográficos, culturais, econômicos e ambientais - comércio global, viagens e migração, o envelhecimento da população, mudanças nas tendências de consumo e hábitos, as novas tecnologias, as emergências, as alterações climáticas e eventos climáticos extremos - estão a aumentar os riscos de saúde de origem alimentar.

"O fato de subestimarmos o número de pessoas que adoecem devido a produtos químicos e microrganismos na cadeia alimentar deveria alarme os vários intervenientes na cadeia alimentar. A falha na segurança alimentar em qualquer elo desta cadeia, a partir do meio ambiente, através da produção primária, o processamento, o transporte, o comércio, a restauração ou a nível doméstico, pode ter consequências significativas para a saúde e para a economia", diz o Dr. Zsuzsanna Jakab, Diretor Regional da OMS para a Europa.

Os sistemas atuais de vigilância e de informação em toda a Região Europeia da OMS são limitados e detetar apenas uma pequena fração dos casos. O nº de ocorrências não reportadas é maior em países com menos capacidades laboratoriais e sistemas de vigilância menos desenvolvidos. São necessários mais dados para responder aos riscos de forma eficaz.

"Saúde 2020, a política europeia para a saúde e bem-estar, apela para uma comunicação eficaz, a partilha de informação e ação conjunta nacional e internacionalmente entre a saúde pública, a saúde animal e agricultura. Isto irá percorrer um longo caminho no sentido de garantir alimentos mais seguros nos nossos pratos ", acrescenta o Dr. Jakab.

O Dia Mundial da Saúde 2015, comemorado em 7 de abril, é uma oportunidade para reconhecer o papel importante da segurança alimentar de todos os intervenientes na produção de alimentos, e para reforçar a colaboração e coordenação entre as diversas áreas, a fim de prevenir, detetar e responder a doenças transmitidas por alimentos de forma eficiente e rentável.

As pessoas são também convidadas a participar através dos meios de comunicação social e promover "Do prado ao prato: tornar os alimentos seguros", usando a hashtag #safefood. Especialistas de organizações europeias estarão on-line durante um chat no Twitter no dia 7 de abril de 2015, #safefoodchat, das 14:00 às 15:00 CEST para responder a perguntas e dar conselhos sobre segurança alimentar.

Quali 01-04-2015

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.