Sabor Umami intensificado por ambientes ruidosos
Ao avaliar como o ruído dos aviões afeta o paladar, os cientistas da Universidade de Cornell descobriram que sabores doces são suprimidos enquanto os gostos "umami" (glutamato) são intensificados.

De acordo com o estudo, em ambientes ruidosos, como os 85 decibéis a bordo de um avião a jato, os sabores dos alimentos ricos em umami ficam realçados.

"O nosso estudo confirmou que num ambiente ruído elevado, o nosso sentido de paladar fica comprometido. Este estudo foi direcionado para os gostos doce e umami, tendo-se concluído que o sabor doce é inibido e o sabor umami aumenta significativamente", afirmou Robin Dando, professor assistente de ciência dos alimentos. "As propriedades multi-sensoriais do ambiente onde ingerimos os alimentos podem alterar a nossa perceção dos alimentos que consumimos.

O estudo pode levar à reestruturação dos menus de comida de avião para melhorar o sabor destas refeições.

A companhia aérea Lufthansa, por exemplo, notou que os passageiros estavam a consumir tanto sumo de tomate (que contém naturalmente glutamato) como cerveja e encomendou um estudo que concluiu que a pressão da cabine melhorava o sabor do sumo de tomate.

Os cientistas afirmam que a perceção do sabor depende não só da integração de vários inputs sensoriais associados ao próprio alimento, mas também dos atributos sensoriais do ambiente no qual o alimento é consumido.


Quali 18-05-2015

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.