perigo escondido nos patinhos de borracha
Embora passem horas no banho, os patinhos de borracha amarelos contêm bastante sujidade, garante um estudo recentemente realizado numa universidade da Suiça.

Quatro em cada cinco brinquedos apresentaram bactérias potencialmente infecciosas no interior, colocando em risco a saúde de quem os tem como diversão durante o banho, afirmam investigadores suíços e norte-americanos.

A conclusão surgiu após uma análise a 19 brinquedos de várias famílias suíças, num estudo liderado pela investigadora Lisa Neu e realizado pelo Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática, pela Universidade ETH de Zurique e Universidade do Illinois, nos EUA.

Publicado no jornal científico Biofilms and Microbiomes, o estudo revela que foram detetadas até 75 milhões de células por centímetro quadrado e uma enorme variedade de bactérias e fungos. Legionella e Pseudomonas aeruginosa são duas das bactérias identificadas como as mais comuns neste tipo de brinquedos aquáticos.

Normalmente ocos e com um orifício na parte inferior, estes brinquedos tendem a acumular micróbios no interior, que acabam por ser expelidos quando apertados. Mesmo não sendo visíveis a olho nu, é possível observar alguma sujidade no interior (como mostra a imagem abaixo).

os patinhos de borracha amarelos contêm bastante sujidade Imagem de um pato de borracha cortado ao meio para que se veja a quantidade de sujidade acumulada no interior.

“Todos os brinquedos de banho analisados tinham biofilmes [comunidades biológicas onde as bactérias se aglomeram de forma estruturada] densos e viscosos na superfície interna. A maioria dos biofilmes dos brinquedo (cerca de 70%) tinha áreas de descoloração preta (indicativo de crescimento de fungos)”, indica o estudo.

Isto acontece dado o ambiente em que os brinquedos se encontram: “As condições do banho, em particular, promovem a formação e o crescimento de biofilmes devido a temperaturas moderadamente elevadas e ao aumento da humidade”, pode ler-se.

Embora existam bactérias que possam reforçar o sistema imunológico das crianças, muitas delas podem levar ao aparecimento de problemas de saúde: “Isto pode fortalecer o sistema imunitário, o que é positivo, mas também pode resultar em infeções nos olhos, ouvidos ou até no sistema gastrointestinal“, alerta Frederik Hammes, um dos supervisores da investigação.

Fonte: DN 30-03-2018

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.