É possível congelar leite?
É possível congelar leite? - Finalmente são revelados os principais mitos que envolvem esta bebida, saiba o que pode e o que não deve fazer.

De acordo com a organização dedicada à qualidade dos laticínios britânica, a Dairy Council for Northern Ireland (DCNI), é sim possível congelar leite, mas tendo em mente algumas precauções e diretrizes.

Primeiro, é crucial que o leite esteja dentro do prazo de validade. Caso a embalagem já tenha sido aberta há alguns dias, e o cheiro já lhe esteja a suscitar algumas dúvidas… então provavelmente já será tarde demais.

O maior perigo quando se congela leite é o facto daquele liquido expandir. Por esse motivo nunca o deve congelar numa garrafa de vidro, já que a mesma irá partir. Coloque antes a embalagem de cartão numa parte do congelador vazia, ou sem nada em cima, para que não fique amassada tendo em conta essa expansão.

Outra facto a considerar, é que o leite fica com uma tonalidade amarela quando é congelado, o que é normal – pode bebê-lo tranquilamente.

Mais ainda, o leite gordo não é tão indicado para congelar como o leite magro ou o leite meio-gordo, devido ao seu alto teor em gordura. Tal deve-se ao facto da gordura necessitar de ser mantida a temperaturas significativamente inferiores a 18ºC negativos, que normalmente não estão disponíveis em congeladores domésticos.

Estas são as principais dicas que deve ter em conta:


1. A embalagem deve permanecer na vertical, para evitar derrames.

2. Para o descongelar mais rapidamente coloque a embalagem dentro de um recipiente com água fria. Caso não tenha pressa pode deixar a embalagem no frigorífico.

3. Após estar descongelado, agite o leite para se livrar da camada liquida que se forma no topo.

4. É importante que o consuma em pouco tempo – dois dias no máximo.

5. O leite orgânico não fique tão amarelado como o não orgânico.

6. Não o descongele no micro ondas ou no fogão.

7. Surpresa (ou não…): tal como o leite também é possível congelar manteiga.

Quanto ao queijo, tenha atenção. Alguns destes alimentos não são apropriados para congelar, nomeadamente os queijos mais suaves, como o requeijão, o queijo fresco ou amanteigados.

Até os queijos mais consistentes podem ficar com uma consistência grumosa ao serem congelados, como tal a DCNI recomenda que o rale previamente e que o guarde num saco hermético de armazenamento de comida e só depois o coloque no congelador.

Fonte: notícias ao minuto 12-04-2018

 

Comentários:

Artigos mais lidos

  1. 10 dias
  2. 20 dias
  3. 30 dias
Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.