Mel de Paris
As abelhas sempre preferiram o campo à cidade. Há alguns anos, porém, ocorre uma revolução cultural na espécie. As abelhas do século 21 deixaram as florestas para se instalar nos telhados de Paris.

Lenda urbana? Não, é pura verdade: da mesma maneira que o bairro de Montmartre tem o seu vinhedo, com direito a uma grande festa no outono na ocasião da colheita, 500 colmeias estão espalhadas pelos telhados de Paris, produzem um mel de qualidade e comercializado!

Reflexo da riqueza urbana de Paris e de seus subúrbios, de uma conscientização eco-responsável, empresas privadas e a prefeitura de Paris criaram diversos polos de produção de mel urbano dando continuidade a uma aventura que havia começado em 1856 no Jardim do Luxembourg, com o apoio do Senado.

Nos anos 1980 alguns telhados cinzentos começaram a receber as colmeias. Quem poderia imaginar que no teto do lindo predio da Opera de Paris vivem mais de 500.000 abelhas produtoras do Miel de l´Opéra? Depois foi a vez do Grand Palais, da Assembleia Nacional, da Prefeitura de Paris, do lendário restaurante La Tour d´Argent, assim como das elegantes lojas Guerlain e Louis Vuitton.


A colheita do mel é feita no outono sendo depois comercializada sob várias marcas, a mais fácil de ser encontrada leva o interessante nome de Miel Béton, Mel do asfalto. Podemos também comprar o mel da Tour d´Argent ou degustar o mel produzido no telhado do hotel Pullman que é servido no buffet do café da manhã.

O mais interessante é que os apicultores chegaram a conclusão de que as abelhas são muito felizes na cidade onde não são atacadas pelos pesticidas e encontram uma grande variedade de flores nas jardineiras das janelas e varandas parisienses, sem contar os inumeráveis jardins da cidade que se enchem de flores com a chegada dos primeiros raios de sol.

Portanto não se espantem ao passearem pelas ruas de Paris se encontrarem umas simpáticas albelhinas rodopiando pelos ares em volta das flores ou mesmo do seu copo de kir!

Ficaremos atentos com a chegada da primavera e sua explosão de flores!

http://www.letelegramme.fr/economie/miel-urbain-happyculteurs-sur-les-toits-de-paris-29-07-2017-11612522.php

Fonte: DN 11-04-2018

 

Comentários:

Artigos mais lidos

  1. 15 dias
  2. 30 dias
Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.