erros mais comuns ao usar o microondas
O microondas é um dos eletrodomésticos mais úteis e práticos na nossa cozinha, mas é preciso ter alguns cuidados. Conheça alguns dos erros mais comuns ao usar o microondas.

Os erros mais comuns ao usar o microondas são comportamentos que podem prejudicar tanto a qualidade dos nossos alimentos como o bom funcionamento do eletrodoméstico. Saiba quais são os erros que está a cometer com o seu microondas, evite-os e adote os procedimentos corretos para usufruir de todas as potencialidades deste grande aliado na cozinha.

1. Usar apenas a configuração de potência mais alta


Quando utilizamos o microondas, normalmente não nos preocupamos com a potência a que estamos a aquecer a comida, sendo que nem todos os alimentos se cozinham da mesma forma. Este é um dos erros mais frequentes e que muitas vezes acaba por «estragar» ou «alterar» o sabor da comida.

2. Aquecer água


Embora isto possa ser feito, existe o perigo de sobreaquecimento – que pode causar queimaduras. Isso acontece porque, ao abrir a porta do microondas, a água passa do estado líquido para o gasoso muito rapidamente. Se quer mesmo aquecer água, faça-o por pouco tempo.

3. Aquecer grandes pedaços de carne


Quando o pedaço de carne é muito grande, a temperatura não vai chegar ao centro da peça, o que provoca um aquecimento irregular. Opte por partir a carne em pedaços mais pequenos para o aquecimento ser uniforme.

4. Descongelar carne


«Num primeiro momento, pode parecer uma boa ideia porque simplifica o processo, mas a carne não vai descongelar da mesma forma», pode ler-se no La Vanguardia. A Organização Mundial de Saúde recomenda que os alimentos sejam descongelados em água fria, sendo que, no caso da carne, esta não deve estar em contato com o líquido.

5. Aquecer ou cozinhar alimentos com casca fina


As batatas, tomates ou linguiças têm casca fina a proteger o interior. Se ela não for perfurada, cria vapor no interior que não pode ser libertado. Com este tipo de alimentos deve sempre perfurar a pele fina com um garfo.

6. Cozinhar ovos inteiros


Os ovos nunca podem ir para o microondas com a casca, pois a acumulação de vapor no interior pode levar à explosão do ovo.

7. Colocar sal antes de aquecer a comida


Este é um erro que prejudica a qualidade dos alimentos e, além disso, não é benéfico para o organismo. O aconselhável é que coloque o sal apenas depois de a comida estar quente.

8. Usar plásticos não adequados


Só os recipientes de plástico que têm a informação de que são adequados para microondas devem ser usados. Se não tiverem esta informação nunca os use neste eletrodoméstico – pois podem libertar substâncias nocivas para os alimentos.

9. Usar recipientes quadrados


A maioria dos tupperwares são quadrados ou retangulares, mas o ideal é aquecer a comida em recipientes redondos para que o aquecimento da comida seja uniforme. Caso não tenha tupperwares redondos, é preferível aquecer a comida num prato.

10. Reaquecer pizza no microondas


Se costuma reaquecer pizzas no microondas já teve ter constatado que as fatias de pizza costumam sair meio húmidas. Em vez do microondas use uma frigideira para reaquecer as fatias da pizza – que permanecerão crocantes e o queijo terá derretido novamente.

11. Não limpar o microondas


Este eletrodoméstico deve estar sempre limpo, pois os resíduos ou líquidos que possam ficar nas paredes do microondas podem contaminar os outros alimentos que vamos aquecer ou cozinhar. Os especialistas aconselham que faça uma limpeza ao seu microondas pelo menos uma vez por mês, sendo que os mais exigentes apontam para uma vez por semana.

Como limpar? Deve encher um copo com água (apto para microondas) e pôr lá dentro uma rodela de limão e uma colher de vinagre. Depois, deve colocar o microondas a funcionar durante três minutos na temperatura mais alta. Por fim, com um pano húmido pode limpar o interior.

21-05-2018

 

Comentários:

Artigos mais lidos

  1. 10 dias
  2. 20 dias
  3. 30 dias
Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.