Açucar Mascavado
O açúcar é uma forma possível dos hidratos de carbono; a forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba. Na verdade os diversos tipos de açucar aqui apresentados não passam de formas de apresentação da sacarose.

Açucar Mascavado ou Mascavo

É o açúcar bruto, escuro e húmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas.

Glaçucar ou Açucar de Confeiteiro

Tem cristais tão finos que mais parecem talco. Excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente.

Açucar Orgânico

É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder adoçante.

Açucar Light

Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, quem consome o açúcar light ingere menos calorias.

Frutose

É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, a frutose é cerca de 30 vezes mais doce que o açúcar comum, mas engorda sem oferecer nenhuma vitamina.

Açucar DemeraraAçucar Demerara

Também usado no preparo de doces, este açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são castanho claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo. Muito bom por sinal.

Açucar Refinado

Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado mau é que este processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes).

Cristal

É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que reira apenas 90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.

Xarope invertido

Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, solução aquosa com alto grau de resistência à contaminação microbiológica, que age contra a cristalização e a humidade. É utilizado em frutas em calda, sorvetes, doces e caramelos, licores, geléias, biscoitos e bebidas carbonatadas.

Xarope simples ou açúcar líquido

Transparente e límpido, é também uma solução aquosa, usada quando é fundamental a ausência de cor, caso de bebidas claras, doces e produtos farmacêuticos.

OBS: Os tipos de açucar claros recebem tratamento químico e possuem menos nutrientes

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.