embalagens tetra pak
As garrafas plásticas usadas para transportar água mineral tornaram-se um sério problema em todo o mundo. Isso porque essas embalagens são feitas de polipropileno e podem levar até 500 anos para se decompor. Recentemente a indústria americana lançou algumas marcas de água embaladas em caixas de papelão.

Apesar dos argumentos dos fabricantes, que defendem as vantagens ambientais da embalagem, a água encaixotada causou polémica entre especialistas.

Segundo os fabricantes da Boxed Water, o lançamento tem várias vantagens em relação à embalagem de plástico. A começar por sua matéria-prima; o papelão. Cada Tetra Pak tem 90% de sua composição feita a partir da celulose das árvores. Essas árvores são provenientes de áreas certificadas e capazes de absorver uma grande quantidade de carbono durante o seu crescimento.

A produção, transporte e distribuição dessas caixas também seriam muito mais eficientes se comparadas aos processos ocorridos com as embalagens de plásticos. A empresa afirma que a "Pegada Ecológica" das águas encaixotadas seria até 80% menor que a das garrafas tradicionais.

As embalagens ainda podem ser desmontadas e ter grande parte da sua estrutura reciclada. Para completar, a empresa compromete-se a doar 10% das suas vendas para organizações comprometidas com a defesa da água e mais 10% para programas de reflorestação.

Boxed Water é melhor para o planeta

Rebatendo essas informações está Elizabeth Royte, autora do livro Bottlemania, que repudia o uso de garrafas descartáveis de água de qualquer tipo. Em depoimento no seu blog, Royte afirmou que a Boxed Water perpetua a cultura da conveniência impensada.

“Essas embalagens incentivam a ideia de que está tudo bem em comprar água em um recipiente descartável. Em minha opinião, nós não precisamos diminuir nossa culpa por comprar produtos convenientes, nós precisamos é comprar poucos desses produtos, em primeiro lugar”, afirma.

Ainda tem quem alegue que apesar de serem recicláveis, essas embalagens jogam para o consumidor a responsabilidade de descartá-las correctamente e encaminhá-las para a reciclagem, coisa que (infelizmente) pouca gente faz.

Além disso, as embalagens Tetra Pak possuem diversas camadas de papel, plástico e até alumínio, que garantem a conservação de outros produtos, como leite e sumos. Isso torna o processo de reciclagem complexo e agressivo ao meio ambiente.

Plástico ou Tetra Pak? Independente de qual seja a menos agressiva ao meio ambiente, todos devem concordar que nenhum dos dois seria a melhor opção. Por isso, reduzir o consumo destes objectos e utilizar garrafas reutilizáveis é uma boa maneira de pôr um fim à polémica.

{hwdvs-player}id=193|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=194|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=195|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.