Fanta, o refrigerante do III Reich
A marca de refrigerantes Fanta teve sua origem na Alemanha no ano de 1941. Naquela época, devido às sanções que impediam a entrada de produtos naquele país, impossibilitaram que a fábrica da Coca-Cola continuasse operando devido à falta dos concentrados base para a fabricação de refrigerantes Coca-Cola.

Fanta, o refrigerante do III Reich Nessa ocasião, Max Keith, chefe de operações da Coca-Cola alemã, permitiu a criação de um novo produto, na tentativa de evitar a suspensão das atividades da fábrica, nascendo assim, uma bebida que foi comercializada exclusivamente no mercado alemão durante a Segunda Guerra Mundial. O produto, por sua vez mudava de acordo com a natureza dos ingredientes que estavam disponíveis no país sancionado, como as sobras da fabricação de sidra (fibra de maçã) ou, até mesmo o subproduto da confecção de queijo (soro de leite).

O primeiro sabor com a marca Fanta foi o de malte, já o sabor laranja, que é o mais conhecido e distribuído mundialmente, foi lançado somente em 1955 pela Coca-Cola italiana e, no princípio, as versões do refrigerante vinham adoçados com sacarina, passando posteriormente para o açúcar de beterraba.

Foi a partir de um concurso que surgiu o nome Fanta, que foi realizado entre os funcionários da fábrica alemã coordenada por Max Keith, que solicitou aos mesmos para usarem a “imaginação" (Phantasie em alemão). Ao ouvir isso, o vendedor veterano Joe Knipp imediatamente deixou escapar “Fanta” que passou a ser adotado como marca.

Sabores no Mundo

A marca tem actualmente como principal característica a variação de sua linha, que se modifica de acordo com a cultura e os hábitos de cada um dos países em que actua.

Variantes da Marca

Mundialmente, a marca possui 92 sabores oficiais, entre normais e versões mix (mistura entre dois ou mais sabores), sem mencionar aqueles que já saíram de linha de produção e as edições limitadas que permanecem de 6 a 12 meses no mercado. Exóticos e inusitados que variam dos sabores doces aos amargos, assim, pode ser descrita a variedade que é encontrada mundo a fora, como nos exemplos a seguir:

Fanta, o refrigerante do III Reich Fanta Banana com Leite – Japão
Fanta Cassis – Nova Zelândia
Fanta Chinotto – Itália
Fanta Kolita (Tutti-frutti) – Costa Rica
Fanta Laranja com Chocolate – Austrália
Fanta Láctea (Leite) – Hong Kong
Fanta Maçã-verde – China
Fanta Maracujá – Portugal
Fanta Melão – Israel
Fanta Morango – Estados Unidos
Fanta Zero Pomelo – Bélgica

Sabores em Portugal

Versões actualmente comercializadas em Portugal:

Fanta Laranja
Fanta Laranja Zero
Fanta Limão Zero
Fanta Uva
Fanta Maracujá
Fanta Ananás (abacaxi)

Versões descontinuadas em Portugal

Fanta Melancia (Lanç. 2002 / Relanç. 2006 como Fanta Mundo Japão).
Fanta Latina – Mix laranja, limão e maracujá.
Fanta Laranja Vermelha (Lanç. 2006 / Desc.).

Sabores no Brasil

O Brasil é um dos poucos mercados em que a marca não possui tanta diversidade, sendo que, tentativas já foram realizadas no lançamento de novos sabores, perdurando os tradicionais laranja e uva. Segue a relação de sabores comercializados atualmente:

Fanta Laranja - Lançada no mercado brasileiro em 1964. Segundo a Coca Cola Brasil, o País corresponde ao maior mercado de Fanta Laranja no mundo
Fanta Laranja Zero (Lanç. Mai. 2009).
Fanta Uva – (Lanç. 1971, origem brasileira).
Fanta Uva Zero (Lanç. Fev. 2009).

Versões descontinuadas no Brasil

A Fanta foi introduzida no mercado brasileiro em 1964, com o sabor laranja, de lá para cá, diversas versões foram lançadas, hora em edições limitadas com vinculação de 6 a 12 meses, hora com novos sabores fixos.

A permanência de um produto no mercado depende directamente da receptividade do público, e quando não acontece, o mesmo acaba sendo descontinuado da linha de produção, facto este ocorrido com a Fanta Maçã (Lanç. fev. 2002 / Desc. 2004), a Fanta Citrus (Lanç. fev. 2002 / Desc. 2004 – Mix de Laranja, Pomelo/Grapefruit e Maçã), a Fanta Morango (Lanç. 2003 / Desc. 2004) e a Fanta Mix (Lanç. 2004 / Desc. 2005 – Mix de Laranja e Tangerina, sabor desenvolvido por brasileiros).

Aconteceu também a retirada por sobreposição de produtos, isto é, a mesma empresa (Coca-Cola) comercializando itens similares, foi o que ocorreu com a Fanta Limão (Lanç. 1978 / Desc. 1984, ano de lançamento do Sprite limão), e com a Fanta Guaraná (Lanç. no final da década de 70 e substituída pelo Guaraná Taí no início da década de 80, e este, por sua vez, substituído pela marca Kuat). Da mesma forma, ocorreu com a Fanta Laranja Light e a Fanta Uva Light que, diferente das outras, foram substituídas pela Fanta Laranja e Uva nas versões Zero, que possui fórmula mais avançada.

No Brasil, a marca começou a disponibilizar edições limitadas de sabores a partir de 2006, até então foram 3 lançamentos que tiveram descontinuação datada:

Fanta Discovery – Laranja Vermelha/Red Orange (Lanç. abr. 2006 / Desc. 2007).
Fanta Mundo Tailândia – Laranja com Manga (Lanç. em 50 países simultaneamente no ano de 2007 / Desc. 2008).
Fanta Mundo China – Laranja com Melão (Lanç. 2008).

FONTE Wikipedia

{hwdvs-player}id=358|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=359|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=357|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=356|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.