PARE, ESCUTE, OLHE
Filmar a linha ferroviária e o vale do Tua numa manhã de Inverno é tão doloroso quanto fascinante. Esta maravilha natural está ameaçada pela construção da barragem de Foz-Tua que irá submergir aquela que é uma das mais belas linhas ferroviárias da Europa. Pedro Couteiro, é membro da COAGRET, associação que têm vindo a lutar contra a construção da barragem.

É preciso parar, escutar e olhar. "Pare, Escute, Olhe" é um documentário de Jorge Pelicano. Estreou no dia 8 de Abril e ainda se encontra em exibição. Aproveite o fim-de-semana.

PARE, ESCUTE, OLHE

http://www.linhadotua.net/

http://www.peticao.com.pt/vale-do-tua

http://cinema.sapo.pt/filme/pare-escute-olhe/em-cartaz

Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental. Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças.

A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa. Pare, Escute, Olhe é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

http://www.pareescuteolhe.com/

PARE, ESCUTE, OLHE
Realizador: Jorge Pelicano
País: Portugal
Duração: 102 min
Ano: 2009

{hwdvs-player}id=360|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.