Cabeças de pão e outras partes do corpo
Kittiwat Unarrom é um jovem padeiro tailandês que, através de uma minuciosa técnica de moldagem e uso de corantes comestíveis, transforma a massa de um pão comum numa fiel reprodução de uma parte de corpo humano, parte esta tão delicadamente e detalhadamente reproduzida que chega a assustar e provocar náuseas nos mais despercebidos que entram na sua padaria pensando ser aquele lugar um estabelecimento comum.


Kittiwat Unarrom

Por mais chocante que pareça, o padeiro tailandês Kittiwat Unarrom jura que os produtos que cria na loja Eat Bakery, em Ratchaburi, com requinte artesanal não são um apelo mórbido. A admiração pelo corpo humano, explica, descobriu quando assistiu à morte do pai. Já a ideia de unir o trabalho a uma pouco convencional forma de expressão foi desenvolvida durante o curso de arte na Universidade de Chulalongkorn. A proposta, justifica o jovem de 28 anos, seria "a de traduzir a mortalidade com a dor a ela associada". Para que isso fosse possível, argumenta, seria imprescindível o máximo de realismo.

Kittiwat Unarrom

As fotos deixam claro que Kittiwat conseguiu. "O pão diz tudo", define o padeiro, que se tornou conhecido no país em 2006, depois de se apresentar numa mostra contemporânea. O torso que assou especialmente para a ocasião custou-lhe três meses de visitas diárias ao hospital da cidade. Kittiwat passou a vender seus "produtos" na loja, com enorme sucesso. Só num dia de Haloween foram 100 pães especiais encomendados por uma grande cadeia de departamentos de Bangkok.

Kittiwat Unarrom

Além da massa tradicional, alguns ingredientes especiais ajudam a dar a aparência "ideal": a geleia de morango com corantes reforça a textura cadavérica. Já o chocolate é perfeito como sangue coagulado. "As pessoas são muito preocupadas com a aparência. Quis mostrar que alguma coisa muito esquisita assim pode ser também deliciosa e nutritiva", explica.

{hwdvs-player}id=365|height=262|width=350{/hwdvs-player}
Kittiwat Unarrom não é só um simples e jovem padeiro, é antes de tudo um artísta de talento reconhecido internacionalmente. As suas obras são hoje conhecidas e difundidas pelo mundo afora.

http://www.mymodernmet.com/profiles/blogs/22-of-the-coolest-sculptures

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.