Síndrome hemolítico-urêmica (SHU)
Síndrome hemolítico-urêmica (SHU) - Distúrbio caracterizado por insuficiência renal, anemia hemolítica, trombocitopenia (deficiência plaquetária), distúrbios da coagulação e sinais neurológicos variáveis. Hemolytic Uremic Syndrome (HUS).

Causas, incidência e fatores de risco

A doença é mais comum em crianças. Ocorre frequentemente após uma infecção gastrointestinal (entérica), causada, com frequência, por uma cepa específica de E. coli (Escherichia coli O157:H7), mas também tem sido associada a outras infecções entéricas, incluindo Shigella e Salmonella e algumas infecções não-entéricas.

Síndrome hemolítico-urêmica A síndrome hemolítico-urêmica era rara, mas sua incidência tem aumentado em crianças, sendo a causa mais comum de insuficiência renal aguda em crianças. Várias epidemias em 1992 e 1993 foram atribuídas a hambúrgueres mal passados contaminados com E. coli. Em virtude dessa associação, será utilizado um novo rótulo para o hambúrguer vendido no supermercado, e foram publicadas diretrizes de temperatura para fritar os hambúrgueres nas cadeias de fast food e restaurantes.

A síndrome hemolítico-urêmica é menos comum em adultos. A maioria dos casos em adultos foi relatada em pacientes com cancro / câncer que haviam recebido quimioterapia com 5-FU.

Não se conhecem fatores de risco. Algumas vezes, a síndrome foi relatada em associação com uma variedade de outras doenças e infecções. A incidência é 1 em 10.000 pessoas.

Com frequência, a síndrome hemolítico-urêmica manifesta-se inicialmente por vómitos e diarreia (que pode conter sangue). Numa semana, o paciente desenvolve fraqueza e irritabilidade. A produção de urina diminui acentuadamente e pode quase cessar. Como os glóbulos vermelhos estão sendo destruídos (um processo chamado de hemólise), o paciente torna-se rapidamente pálido e anémico.


{hwdvs-player}id=433|height=262|width=350{/hwdvs-player} {hwdvs-player}id=432|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.