Estado de Resistência - Documentário polémico sobre os transgénicos
Qual é o negócio do agronegócio? O que há por trás da monocultura e dos transgénicos? Qual é o papel dos meios de comunicação neste processo? Quais são as relações entre a produção de alimentos e a cultura de um povo? Com uma câmara e estas perguntas na mão, a realizadora Berenice Mendes produziu o documentário "Estado de Resistência".

Este filme aborda também o avanço dos transgénicos e os reflexos desse processo na padronização dos hábitos alimentares da sociedade.

Actualmente, no Brasil, o cultivo de organismos geneticamente modificados representa grande parte da produção de soja. As sementes são compradas de multinacionais produtoras da tecnologia ou pirateadas de outros países da América do Sul. Nos dias de hoje é possível encontrar produtos oriundos de alimentos geneticamente modificados nas prateleiras dos supermercados.

Esta tendência é defendida por agricultores e grandes empresas, que apontam avanços na produtividade, mas também é criticada por muitos outros, sejam ambientalistas ou agricultores, que temem os efeitos sobre a biodiversidade.

Estado de Resistência - Documentário polémico sobre os transgénicos

De acordo com a realizadora Berenice Mendes, o foco inicial do documentário era mais científico, mas durante o processo de pesquisa a ideia mudou. O resultado foi um discurso contra este processo vivido no Brasil e no mundo, a partir do exemplo do Paraná, um dos maiores produtores de grãos do país. "Percebi que não era apenas a introdução dessa tecnologia na agricultura. Na realidade, o que estamos sofrendo é um processo de manipulação do padrão alimentar da população".

O documentário aponta ainda como o processo do agronegócio tem afectado a perda dos modos tradicionais de produção e, até mesmo, a própria manutenção de hábitos culturais. Foi exibido na terceira edição do programa DOCTV (Brasil)

Estado de Resistência
Realizador: Berenice Mendes
País: Brasil
Duração: 52 min
Ano: 2007

Ofensiva contra a ação das grandes corporações da química fina em nosso país, “Estado de Resistência” é uma denúncia contundente ao processo em curso de condicionamento dos solos para cultivo agrícola, padronização dos hábitos alimentares da população, e as demais implicações da introdução da transgenia no Paraná, o maior produtor de grãos do Brasil.


{hwdvs-player}id=464|height=262|width=350{/hwdvs-player}

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.