Estados Unidos voltarão a comprar carne brasileira
A missão americana do Serviço de Inspecção e Segurança Alimentar (FSIS, na sigla em inglês) anunciou decisão favorável à reabertura das exportações da carne processada brasileira. O produto foi barrado nos Estados Unidos em maio deste ano devido à presença de um nível elevado do vermífugo invermectina. A empresa brasileira JBS, maior produtora de carne processada do mundo, teve a suspensão de suas vendas nos EUA decretada logo após a decisão.

Os técnicos americanos chegaram ao Brasil em 31 de Agosto e, após análises em frigoríficos de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, consideraram que o sistema de segurança alimentar doméstico é similar ao dos Estados Unidos e que os inspectores brasileiros estão habilitados a fazer as auditorias periódicas. Segundo Nelmon Costa, director do Departamento de Inspecção de Produtos de Origem Animal do Ministério, a missão concluiu que o sistema de inspecção nacional é organizado.

Estados Unidos voltarão a comprar carne brasileira

O aval americano ocorreu depois que a iniciativa privada adoptou, em parceria com o Ministério da Agricultura, um plano de acção para que a produção se adequasse aos padrões americanos. Entre as normas estabelecidas pelo plano está a selecção, pelos frigoríficos, de fornecedores de carne bovina que respeitem o período de carência do uso da invermectina, desde a aplicação de um medicamento, até o abate dos animais.

Apesar do anúncio extra-oficial, ainda deve demorar dois meses para que o Ministério da Agricultura publique o parecer da missão, e só então as empresas poderão voltar a exportar a produção aos Estados Unidos.

Fonte Veja 23-09-2010

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.