FAO anuncia que peste bovina se aproxima da erradicação
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou que a peste bovina está perto de sua erradicação. Com isso, a FAO passa a diminuir os esforços globais de combate à doença, que é fatal para bois, búfalos e outros animais de casco.

De acordo com comunicado divulgado no site da organização, seria a segunda vez na história que uma doença foi completamente eliminada por meio de esforços humanos - a primeira foi a varíola, em 1980. Seria, no entanto, o primeiro caso de erradicação de uma doença animal.

A peste bovina não afecta directamente os seres humanos, mas pode causar perdas enormes nos rebanhos de criadores de gado. Conforme o comunicado, o director-geral da FAO, Jacques Diouf, afirmou que "o controle e eliminação da peste bovina sempre foi uma prioridade para a Organização, desde o começo de sua missão de combate à fome e fortalecimento da segurança alimentar global".

Ele explicou que "a doença afectou Europa, Ásia e África durante séculos, disseminou a fome e dizimou milhões de animais, tanto domésticos quanto selvagens. Nos anos 1880, a peste bovina provocou perda de milhões de cabeças de gado na Rússia e na Europa Central". A FAO espera anunciar oficialmente a erradicação da doença em maio de 2011, após a conclusão de uma série de estudos realizados pela Organização Global para Saúde Animal (OIE).

Fonte Agência Estado 18-10-2010

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.