-
-
Início
-
Notícias
-
Hipermercados passam a estar abertos ao domingo a partir deste fim-de-semana
Entra em vigor a lei que permite às grandes superfícies estarem abertas até à meia noite aos domingos e feriados. Aplica-se a todas as lojas com mais de 2 mil metros quadrados, desde que as empresas comuniquem essa abertura às autarquias. Até agora, aos domingos e feriados as grandes superfícies eram obrigadas a fechar à uma da tarde.
O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio mostra-se preocupado com esta abertura e fala num descontentamento dos funcionários que estão a ser pressionados para trabalhar ao domingo.
Fonte RTP 22-10-2010
Hipermercados abertos à tarde a partir deste domingo
O grupo Auchan já comunicou a todos os municípios onde tem um Jumbo ou Pão de Açúcar que pretende abrir estas superfícies comerciais todo o dia aos domingos e feriados já a partir do próximo fim-de-semana.
A comunicação foi feita para que estes hipermercados possam abrir nos próximos dois domingos à tarde, que ainda não estão incluídos na época natalícia, avança a Lusa.
Até agora estes hipermercados apenas podiam abrir às tardes de domingos e feriados incluídos no período natalício, considerado entre 01 de Novembro e 31 de Dezembro.
Também o Grupo Sonae, que detém a Modelo Continente, anunciou hoje que «os Hipermercados Continente estarão abertos no próximo domingo todo o dia, em benefício dos cidadãos».
A abertura dos hipermercados nas tardes dos domingos e feriados a partir do próximo domingo, dia 24 de Outubro, é possível após a aprovação pelo conselho de ministros, a 22 de Julho, do alargamento do horário das grandes superfícies (mais de dois mil metros quadrados) ao domingo, passando estes estabelecimentos a poder funcionar todos os dias das seis da manhã à meia noite.
As autarquias têm actualmente cerca de seis meses para adaptar os regulamentos municipais sobre horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais à nova lei, mas, até à entrada em vigor dos novos regulamentos municipais, as grandes superfícies comerciais podem funcionar desde que o comuniquem à autarquia da área territorial da loja com 24 horas de antecedência.
Fonte Lusa / SOL 21-10-2010