Segundo transplante em criança intoxicada com cogumelos
A criança de Bragança que se encontra internada no Hospital Pediátrico de Coimbra por intoxicação por cogumelos foi este fim-de- -semana sujeita a um segundo transplante de fígado, revelou a assessoria de imprensa da unidade, citada pela Lusa.

"Houve uma falência do primeiro transplante. Neste momento a criança está a recuperar bem, está consciente e respira pelos próprios meios", adiantou a mesma fonte hospitalar.

A criança fazia parte de um grupo de quatro pessoas (mãe, filha, genro e neta) de Bragança que foram hospitalizadas na sequência de uma intoxicação por cogumelos.

Foi a primeira a sofrer os efeitos da ingestão dos cogumelos e foi internada no passado dia 19. O primeiro transplante a que foi submetida aconteceu no dia 22, também no Hospital Pediátrico de Coimbra.

De acordo com as últimas informações, os pais da menina já tinham sido transferidos das urgências para a enfermaria e só a avó inspirava mais cuidados.

O caso desta família surge depois do internamento de cinco tailandeses, em Setúbal, em que um deles acabou mesmo por morrer nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Novembro foi o mês com mais intoxicações por envenenamento de cogumelos, tal como o DN noticiou na semana passada. O Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV) realizou 18 consultas de intoxicação por ingestão de cogumelos venenosos só este mês, num total de 43 feitas desde o início do ano. De facto, o CIAV confirmou que o "pico" destes casos acontece neste mês.

Nos últimos 50 anos foram registados no País 101 casos graves de intoxicações provocadas pela ingestão de cogumelos silvestres, os últimos dos quais a família de Bragança e cinco emigrantes tailandeses. Este número refere-se apenas às pessoas que tiveram de receber assistência médica nos serviços de urgência.

Fonte DN 30-11-2010

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.