Gripe das aves leva Japão a matar mais de 400 mil animais
O Japão vai abater mais de 400 mil galinhas num aviário da cidade de Miyazaki, como medida de precaução depois de ter sido detectado um surto de gripe das aves, informou o Governo.

Segundo o Ministério japonês da Agricultura, Florestas e Pescas, estão a ser tomadas medidas para conter a doença, depois de o vírus H5N1 ter sido identificado em 20 galinhas encontradas mortas num aviário na cidade de Shintomi, próxima de Miyazaki.

Segundo o jornal “Japan Times”, deram positivo os testes realizados a cinco galinhas daquele aviário.

O aviário de Shintomi, com mais de 400 mil animais, é o terceiro a ser atingido este Outono e Inverno. Antes, em Novembro, uma exploração em Shimane teve de ser desinfectada e 20 mil animais abatidos e uma outra em Miyazaki, o aviário Mori Furanjo Omagari Nojo, foi forçada a abater dez mil aves este sábado, depois de dezenas de animais terem aparecido mortos.

Segundo o site da Bloomberg, o Governo japonês impôs uma moratória ao transporte de galinhas e de ovos num raio de dez quilómetros em relação às explorações afectadas. Os veículos que circulem nessa zona devem ser desinfectados.

De acordo com a agência de notícia Xinhua, na área com restrições existem cerca de 1,5 milhões de galinhas em 46 explorações.

Fonte Público 24-01-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.