Brasil: Pacientes com suspeita de E.coli recebem alta
A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas informou nesta segunda-feira (27) que os dois moradores com suspeita de infecção pela bactéria Escherichia coli – também conhecida como “bactéria assassina” - passam bem e já receberam alta hospitalar. Autoridades da cidade também descartaram um surto da doença.

A E. coli é chamada de “bactéria assassina” porque já matou ao menos 45 pessoas na Europa. A Alemanha identificou o surto de infecção e autoridades ligam a epidemia a brotos de feijão contaminados e rebentos plantados em uma fazenda orgânica no norte alemão, que foram para restaurantes e cozinhas de todo o país.

De acordo com a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) de Campinas, os resultados dos exames estão sendo processados pelo Instituto Adolfo Lutz para confirmar se os dois pacientes foram, ou não, infectados pela bactéria.

A Covisa informa ainda que os dois casos não estão relacionados entre si e que as pessoas que tiveram contacto com os pacientes não desenvolveram sintomas. “Assim, pode-se afirmar que não há risco de surto de Escherichia coli 0104:H4 em Campinas e no Brasil a partir destes casos”.

Os dois pacientes são do sexo masculino na faixa etária entre 55 anos e 60 anos. Os dois retornaram a Campinas depois de viagem à Europa, onde passaram pela Alemanha. Um deles chegou a Campinas no dia 13 de junho, quando já apresentava sintomas. Ele foi internado no dia 15 e teve alta no dia 19. O outro chegou no dia 11 de junho, apresentou sintomas no dia 14 e recebeu tratamento ambulatório, não sendo necessária internação.

Os pacientes de risco são aqueles com histórico de viagem internacional nos últimos 30 dias, principalmente à Alemanha, e que apresentem fortes cólicas abdominais e diarreia.

Fonte R7 27-06-2011

Autoridades descartam surto da bactéria que já matou 45

São Paulo e Brasília – Dois casos de infecção pela bactéria E.coli, que já contaminou 3.836 pessoas na Europa e provocou a morte de 45 pessoas, a maioria em cidades da Alemanha, foram registados na cidade paulista de Campinas e já encaminhados pela Secretaria de Saúde ao Ministério da Saúde que, ontem, descartou a ameaça de um surto da doença no País.

Os dois pacientes com suspeita de contaminação voltaram da Europa no último dia 11 e apresentaram os primeiros sintomas no dia 14, segundo laudos médicos. A infecção pela E.coli causa cólicas abdominais severas e forte diarreia, muitas vezes com sangue, mas ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as duas pessoas não estão internadas e passam bem, mas já foram submetidas a exames laboratoriais.

A transmissão da bactéria E.coli ocorre pelo consumo de alimentos contaminados, crus, malcozidos ou pelo contágio via fecal-oral, quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados. Não há, por enquanto, segundo as autoridades sanitárias, restrição a viagens internacionais, mas as pessoas em viagem por países da Europa e pelos Estados Unidos não devem comer alimentos crus, principalmente vegetais e produtos de origem animal.

Antibióticos não devem ser usados

O Ministério da Saúde está contraindicando o uso de antibióticos ou antidiarreicos, que podem agravar a situação. A bactéria E.coli é comum no organismo humano, mas sua variação mais agressiva pode causar problemas de saúde graves. Geralmente, vegetais crus e produtos de origem animal sem cozimento oferecem mais possibilidade de transmissão. A principal forma de prevenção é o reforço de medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos e os alimentos, além de evitar comidas cruas em viagens.

Fonte Coletivo 27-06-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.