E.Coli. Ucrânia suspende importação de vegetais da UE
A Ucrânia suspendeu hoje a importação de vegetais provenientes da União Europeia (UE) até à apresentação pelos exportadores de um certificado oficial que garanta a ausência de estirpes da bactéria E.Coli.

div style="text-align: justify;"> A decisão foi tomada pelo ministério do Comércio e Serviço de Inspecção estatal sobre vegetais, informaram os serviços fitossanitários da Ucrânia.

O certificado de segurança alimentar deverá ser entregue pelo organismo competente do país exportador, ou em alternativa obter resultados satisfatórios nas análises dos laboratórios estatais de medicina veterinária da Ucrânia.

Na sua página na Internet, o Serviço Fitossanitário esclarece que a proibição é extensível a todos os produtos agrícolas, em particular verduras e legumes.

A proibição foi motivada pelo surto de infeções intestinais provocado por uma nova estirpe agressiva da bactéria E.Coli, que provocou várias dezenas de mortos na Alemanha.

A Ucrânia segue assim o exemplo da vizinha Rússia, que durante um mês manteve a proibição de importar os legumes europeus, tendo suspenso o veto para a Holanda e Bélgica a28 de junho, e para Espanha a 01 de julho.

Fonte Lusa 11-07-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.