China suspende fornecimento de aves a Hong Kong por conta de gripe aviária
O órgão supervisor de qualidade da China disse na quinta-feira que decidiu suspender o fornecimento de aves a Hong Kong depois que testes confirmaram a presença do vírus altamente patogénico H5N1 em uma galinha morta.

A suspensão, iniciada na quarta-feira, durará 21 dias de acordo com a Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AGSQIQ).

A AGSQIQ tomou medidas para lidar activamente com a situação após ter sido informada sobre o caso encontrado na terça-feira, disse o porta-voz da administração, Li Yuanping, em uma colectiva de imprensa.

A AGSQIQ manterá contacto estreito e trabalhará juntamente com a Região Administrativa Especial de Hong Kong para aprimorar medidas de controle da epidemia, disse Li.

A AGSQIQ pediu que as autoridades de qualidade das províncias de Guangdong e Hainan reforcem a inspecção de quarentena nos portos para prevenir contra a proliferação da gripe, disse Li.

Os órgãos locais de supervisão de qualidade de entrada e saída também devem promover a prevenção, controle e monitoramento da doença, e intensificar a desinfecção e trabalho de protecção das equipes de pessoal nas fazendas registadas para fornecer aves à cidade, acrescentou Li.

A Região Administrativa Especial de Hong Kong aumentou o nível de resposta contra a gripe aviária de "alerta" para "grave" após a descoberta do vírus. Mais de 17 mil galinhas foram sacrificados nos mercados de aves na cidade na quarta-feira.

Fonte Agência Xinhua 23-12-2011

 

Comentários:

Esta página usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar está a consentir a sua utilização.